E se sua casa pudesse saber o que você está sentindo?

Publicado em: set 25 2016 por admin

Imagine a cena: você chega em casa depois de um dia frio, se sentindo um pouco abatido. Logo que você passa pela porta, uma música confortável começa a tocar e a TV liga te avisando que seu filme favorito vai começar. Na cozinha, a pipoca já está sendo preparada e o café sendo feito.

Isso não é um episódio de um livro infantil de ficção científica. Pode ser, na verdade, uma cena real daqui a alguns anos, se depender dos estudos do Laboratório de Inteligência de Computação e Ciência do Instituto Tecnológico de Massaschussets (MIT, na sigla em inglês).

 

casa-futuro

Foto: reprodução / Jápracasajundiai

 

Lendo seu coração (sem brincadeiras)

Os pesquisadores de lá tem investido numa tecnologia que tornará o ambiente doméstico ainda mais confortável: o EQ-Radio será capaz de ler suas frequências cardíacas e respiratórias e identificar como você está se sentindo, tudo isso utilizando sua rede wireless.

Basicamente, o que esse dispositivo – que ainda está sendo testado e aperfeiçoado – simpático será capaz de fazer é, sempre que você estiver por perto, emitir um sinal pela sala até você e ler como esse sinal se modifica ao ser refletido e chegar de volta ao aparelho.

Lendo os dados transmitidos pelo seu coração (literalmente), ele seria capaz de criar um ambiente propício para seu humor, conectando a outros equipamentos da casa.

 

Um estudo do corpo humano

Tudo isso é possível porque, ao sentirmos diferentes coisas (alegria, tristeza, ansiedade, euforia), nosso corpo se comporta de maneiras diferentes, principalmente nossa frequência cardíaca e respiratória.

Por causa dessas situações, a expectativa dos idealizadores com o equipamento é conseguir ajudar as pessoas numa escala maior, podendo auxiliar em casos de pessoas com depressão e síndromes de ansiedade, bem como no monitoramento cardíaco.

 

Muito a escanear

Ainda em fase de testes, o EQ-Radio tem muitos corações para escanear ainda para que seja uma ferramenta realmente efetiva. No momento, ele é somente capaz de ler quatro emoções – felicidade, tristeza, raiva e excitação – com uma certeza de 87%.

Quando falamos de tecnologia, vemos inovações e ideias vindo de todos os lados. Felizmente, muitas delas procuram ajudar as pessoas, melhorando inclusive suas vidas domésticas. A Sigma Home trabalha justamente nesse sentido. Que tal se sentir ainda mais confortável dentro de casa? Conheça nossos projetos!

 

Fonte: Exame.

 

Categoria: Sigma Home

Comentários