Dirigir distraído é um hábito comum nos EUA?

Publicado em: abr 28 2016 por admin

Motorista distraído

Foto: reprodução: testrider

 

Foi essa pergunta que a agência americana SR22 quis responder através de uma campanha de conscientização que, ao invés de contar com estimativas, optou pela observação dos hábitos de distração dos motoristas.

A movimentadíssima Rodovia I-95, na Flórida, foi monitorada por 20 minutos, durante a hora do rush. Uma câmera especial, capaz de enxergar em detalhes através dos para-brisas dos carros, foi instalada em cima de um viaduto. Mais de 2150 foram analisados: cerca de 8% dos motoristas estavam distraídos.

Vale a pena comentar que, na Flórida, as leis de trânsito não consideram falar ao celular enquanto dirige uma infração de trânsito cometida pelo motorista. Porém, em todo o país americano, quase 10% dos acidentes fatais no trânsito envolvem distração, incluindo, claro, falar ao celular.

Em 2014, foram registrados 37.261 óbitos no trânsito em solo americano. Uma média baixa (14,5 a cada 100 mil veículos) considerando sua frota de 250 milhões de veículos.

Confira o vídeo da campanha da agência:


Legenda: Indicador vermelho: motorista falando ao telefone; Indicador laranja: motorista digitando mensagens; Indicador verde: motorista comendo; Indicador azul: outras distrações.

 

Fonte: EXAME, AvanteBrasil

 

 

 

 

 

Categoria: Sem categoria

Comentários