Diferenciais que enganaram

Publicado em: mar 21 2017 por admin

Todo mundo de ter um carro com diferenciais únicos, um estilo que chama atenção, detalhes que tornam o modelo reconhecível em qualquer lugar. Essa é uma grande estratégia das marcas para colocar os veículos na mira dos consumidores. Mas, será que eles sempre fazem sentido?

Muitas vezes, aparência é apenas aparência. Diversas marcas brasileiras já colocaram alguns itens em veículos que pareciam ter uma função útil, mas não passavam de um detalhe estético sutil que enganava.

 

Foto: Divulgação

 

No Fiat Stilo, à primeira vista parecia muito interessante o detalhe em seu para-choque traseiro: duas pontas metálicas que se confundiam com ponteiras de escape cromadas, algo que certamente traria uma aparência sofisticada. Mas elas eram apenas enfeite. A ponteira verdadeira ficava no lado esquerdo, logo abaixo da “falsa”.

 

Foto: Divulgação

 

A S10 também merece um pequeno puxão de orelha. Para os desavisados, o scoop em cima de seu capô conferia realmente um aspecto robusto, de um carro que produzisse um bom desempenho nas estradas. Não que ela não tivesse essas características, mas o scoop só servia mesmo para os olhos: era falso, apenas um pedaço de plástico em cima do capô.

 

Foto: QuatroRodas

 

A primeira geração do CrossFox podia até passar por valente, mas a aparência não era um carro muito eficiente fora do asfalto. Considerando seus pneus de cidade, quebra-mato de plástico, luzes auxiliares desprotegidas e tração dianteira, o carro parecia apenas um cross urbano, não muito diferente do Fox convencional. Felizmente, nas gerações seguintes as coisas mudaram um pouco.

 

Foto: QuatroRodas

 

Vendo parte da estrutura do Palio 1.8 R de 2008, dava pra desconfiar que o carro tivesse algumas peças feitas em fibra de carbono. Esse material, com seu desenho entrelaçado, é extremamente útil, combinando rigidez e leveza. O Fiat, porém, ficava apenas na aparência: era apenas um adesivo.

 

E você, já desconfiava desses itens nos veículos que mostramos? Em um carro de qualidade, sempre pode haver alguma coisa para suspeitar, não é mesmo?

Para mais curiosidades sobre nosso mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma. Semanalmente trazemos novas informações para você. Fique ligado!

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários