Dicas para dirigir em segurança em dias chuvosos

Publicado em: nov 27 2015 por admin
dirigindo-na-chuva

Foto: Reprodução/ Carros e Carangos

Estamos vivendo um período de chuvas em vários estados do Brasil. Em Curitiba, cidade-sede da Sigma Car, por exemplo, faz um bom tempo que o nosso amigo sol não dá as caras, e com tanta água, existem alguns cuidados extras que os motoristas precisam ter, visando uma condução mais segura para si e para os que lhe cercam. Entre os itens que merecem sua atenção, motorista, estão os pneus, que precisam de cuidados fundamentais para evitarem acidentes em dias de muita chuva.

 

Os pneus precisam estar em bom estado, para garantir a aderência ao chão, que fica bastante comprometida quando o carro se submete a uma pista molhada. Essa checagem é simples, pode ser feita por meio da TWI, um tipo de “calombo” dentro do sulco da borracha, que deve ter no máximo 1,6 mm. Ao alcançar essa medida, o pneu precisa ser trocado, visando maior segurança.

 

Segundo Roberto Manzini, instrutor de pilotagem do centro de pilotagem Manzini, os pneus precisam ser calibrados a cada quinze dias, e também sabe-se que é preciso manter o alinhamento e o balanceamento em dia, pois caso contrário, será uma tarefa muito difícil estabilizar o carro, em caso de aquaplanagem.

 

Se você não é nenhum Michael Schumacher ou Ayrton Senna, especialistas em pilotar na chuva, precisará ter atenção redobrada ao andar em pista molhada. Listamos aqui três dicas importantes de direção em condições climáticas adversas:
Aquaplanagem

 

Para evita-la, fique atento às poças d’água e reduza sempre a velocidade ao sentir o volante muito “leve”, pois isso é um sinal de que o carro está perdendo aderência.

 

Freios

 

Em veículos com ABS, o indicado é colocar pressão total no pedal de freio, até ele parar. Porém, sem esse sistema, essa técnica é contra indicada, pois fará com que os pneus travem e você fique à deriva. Nesse caso, o correto é pressionar o freio em movimentos rápidos, até a parada total.

 

Alagamento

 

A menos que você tenha  o carro/submarino de 007, é melhor evitar andar em pistas muito molhadas, onde a água cubra mais da metade da sua roda. Ultrapassando essa marca, o ideal é parar o carro e tentar ir a pé, ou aguardar o socorro dos bombeiros.

 

Aqui na Sigma Car, buscamos encontrar soluções e as melhores dicas para você dirigir em segurança. Acesse nossa loja virtual e conheça nossa linha de produtos de altíssima qualidade, que darão um toque especial à sua máquina.

Fonte: Jornal do Carro 

 

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários