Dicas de como cuidar bem das palhetas do para-brisa

Publicado em: jul 02 2021 por admin

linas-drulia-IqjrKSRXQmc-unsplash

Um acessório aparentemente simples, mas de muita importância para o motorista: as palhetas do para-brisa. Cuidar bem delas aumentam as chances do para-brisas estar sempre bem cuidado e, consequentemente, mantém a qualidade da visão do motorista.  

Os riscos no vidro do para-brisa normalmente acontecem por palhetas que estão ressecadas ou sujas, causando dano ao material.  

Quer saber como cuidar das palhetas? Veja nossas dicas!  

Verifique-as com frequência 

Se você costuma parar o carro na rua ou em ambientes perto de árvores, é normal que folhas, galhos ou fezes de pássaros acabem caindo no para-brisas ou engatem nas palhetas. Por isso, fique sempre de olho e inspecione antes de acionar o funcionamento delas. Na verificação, veja principalmente se elas estão limpas e se as borrachas estão em bom estado.  

Se estiverem sujas, levante as hastes da palheta e limpe tanto o vidro em que a sujeira se acumulou quanto a faixa de borracha que fica em contato com o para-brisa. 

É importante realizar a troca das palhetas a cada 6 meses. 

Leia também: rodízio de pneus: confira a importância de fazer a troca regular do acessório  

Abasteça o reservatório do limpador  

Em alguns carros existe uma luz de advertência no painel de instrumentos que avisa quando o reservatório está vazio. Mas, se o seu veículo não possui, lembre-se de checar se o reservatório de água.  

Não sabe onde ele fica? Geralmente, possui uma tampinha amarela ou laranja na parte da frente, próximo ao motor. Às vezes a tampa possui um desenho de um para-brisa com o jato de água, e fica no canto extremo direito ou esquerdo de seu carro. 

Utilize produto adequado para limpeza 

Evite sabão como detergente de louça, álcool ou querosene, estes produtos podem causar manchas no vidro do para-brisa ou desgastar a borracha das palhetas. O recomendado é usar sabão próprio para a limpeza do vidro do carro, assim, você não corre o risco de danificá-lo.  

Acione a água do esguicho 

Se na sua cidade não costuma chover todos os dias, acione o esguicho, dessa forma, a borracha não ficará ressecada.  

Problemas comuns nas palhetas do para-brisa 

Quando as palhetas estão sujas ou mal posicionadas, alguns desses problemas podem acontecer! Veja o que fazer e cada situação: 

Palhetas que saltam  

Quando os limpadores de para-brisa saltam no vidro do seu carro e não limpam suavemente, provavelmente isso é sinal de pouco uso ao invés de uso excessivo. 

Normalmente ocorre quando o clima está quente e seco, e o sol faz com que as lâminas fiquem em uma única direção, ao invés de conseguirem virar quando o limpador de para-brisa muda de direção. 

Então, já sabe: mantenha as palhetas hidratadas.  

Listras ou manchas no para-brisa 

Acionou as palhetas e elas deixaram uma listra ou mancha no vidro? Sinal de poeira! Passe um pano limpo no acessório e o problema será resolvido. Caso ele persista, pode ser a hora de trocar os limpadores!  

Barulho 

Toda vez que você usa os limpadores eles fazem um barulho irritante? Talvez eles estejam mal encaixados, pois a borracha não está fazendo uma limpeza suave. Verifique também se não está na hora de repor.  

Agora que você já sabe, não deixe de verificar a conservação das palhetas do para-brisa com frequência! Quer saber mais? Entre em contato com a gente. 

Categoria: Cuidados com o seu carro
Tags: , , ,

Comentários