Dicas básicas para ajustar o rádio do seu carro

Publicado em: mai 12 2016 por admin

Em seu carro, você merece ouvir as músicas que quiser, com a qualidade que deseja. Alguns itens de som automotivo ajudam imensamente na qualidade do áudio, porém, algumas coisas básicas podem fazer toda a diferença. Conhecendo algumas funções de seu rádio, você transforma o ato de ouvir sua música preferida em algo ainda mais prazeroso. Aqui vão algumas dicas:

 

Gosto e qualidade

Os diferentes gostos de cada pessoa é algo deve ser respeitado invariavelmente, é verdade. Existem inúmeros estilos musicas e cada pessoa vai acabar tendo preferências. Porém, o som de cada estilo se “comporta” de modo diferente, de modo que, em uma música de rock, por exemplo, os agudos e médios tendem a ser mais marcantes do que o grave.

Aprenda a reconhecer algumas características dos seus estilos preferidos. Definir “música de qualidade” é algo muito difícil, porém um “som de qualidade” é algo invariável, que acontece quando os equipamentos são utilizados de maneiras adequadas às características das músicas.

 

 Regulando seu rádio

Foto: reprodução / Chigirin

 

Saiba as funções

Um rádio comum costuma oferecer as funções básicas para que você adeque o seu equipamento ao que você estiver ouvindo. Dentro de menu do aparelho, procure as funções “Treble”, “Middle” e “Bass”, que se referem aos agudos, médios e graves respectivamente. O ideal a fazer é utilizar essas funções e adequar o áudio emitido de acordo com a música e estilo, deixando o som o mais “limpo” possível, sem distorções.

Às vezes, as pessoas ficam com um pouco de preguiça de regular as diferentes funções de acordo com a música. De modo a facilitar o trabalho, existe a função de equalização, o “EQ” nos rádios. Essa função é composta de várias opções de ajustes pré-definidos de acordo com o estilo musical.

 

De acordo com a situação

Em algumas situações, o som não irá se comportar como pretendido. Em volumes altos, por exemplo, a tendência é que o grave fique distorcido, afetando a qualidade de todo o áudio. Nesses momentos, o ideal é recorrer às funções do rádio e diminuir o grave, equilibrando o som.

Já em longas viagens, com o carro geralmente fechado, agudos muito acentuados podem contribuir para o stress do motorista. Nessas situações, o ideal é acentuar um pouco os graves e médios, causando menos perturbações depois de um longo período. A função “LOUD”, presente em alguns aparelhos, faz esse trabalho.

Esperamos que nossas dicas façam com que você consiga facilmente ter um som de qualidade no interior do seu veículo. Ter uma boa experiência é o que você merece.

 

 

Fonte: SomAutomotivoBrasil

Categoria: Dicas e Informações

Comentários