Conheça os tipos de abertura de portas, em diferentes tipos de carros

Publicado em: jul 24 2015 por admin

Muitas pessoas não prestam atenção nas portas dos carros que cruzam todos os dias, até porquê, em carros de passeio, elas são muito parecidas. Entretanto, alguns modelos de porta são mais do que simples acessos ao interior do veículo, tornam-se espetáculos de design e sofisticação.

Carros com portas no estilo tesoura (para cima e para frente), como o BMW I8, são bastante estilosos esteticamente. Porém, segundo o professor de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI, Waldemar Colucci, essa solução não traz grandes benefícios para o motorista, essas portas apenas não ocupam espaço lateral, quando abertas.

bmw-i8-portas

Foto: Reprodução/ Automotive

As portas “suicidas”, como são conhecidas aquelas com articulações para trás, estão presentes em várias minivans mundo afora. No Brasil, foi a solução encontrada pela Fiat para facilitar o acesso à cabine da Strada. Elas são projetadas para eliminar a coluna central do veículo, já que, quando fechada, a porta “se transforma” nessa coluna. O projeto é ousado e bastante caro, tão caro que essa articulação só está presente na versão top de linha da Fiat Strada.

strada-trekking-3-portas

Foto: Divulgação

“Asas de Gaivota” é um estilo de porta que mexeu com o imaginário de muitos fanáticos por cinema. Tudo isso graças ao DMC DeLorean, estrela da trilogia De Volta Para o Futuro”. Hoje, esse estilo de porta está presente em vários esportivos. A aplicação dessa porta também é mais uma estratégia de design para embelezar os veículos, do que uma solução ergonômica.

dmc-delorean-porta

Foto: Divulgação

As portas convencionais, com duas dobradiças que se abrem para fora do carro, se tornaram as mais comuns por terem uma produção mais fácil, e um custo mais baixo. E justamente por isso, elas devem se manter como as mais produzidas para os próximos anos. Segundo Jesse Paegle, diretor do Simpósio SAE Brasil Car Body, a questão de custo ainda move o mercado nacional, por isso, novas soluções devem demorar a aparecer, em nosso país.

porta

Foto: Reprodução/Play Buzz

A Sigma Car está atenta a todas as novidades que tangem o universo quatro rodas, e traz, toda semana, um conteúdo informativo para todos os apaixonados por carros. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas essas novidades.
Fonte: Estadão

 

Categoria: Dicas e Informações, Sigma
Tags: , ,

Comentários