Conheça os diferentes tipos de alto-falantes

Publicado em: mai 20 2016 por admin

Que o som automotivo é algo em que se vale a pena investir, isso já sabemos. Porém, antes de vir correndo para a Sigma investir em um som potente e de qualidade para seu veículo, você precisa saber quais itens precisa adquirir de acordo com suas preferências.

Apenas um alto-falante não é capaz de reproduzir com qualidade o som em todas as suas frequências (dadas em Hertz – Hz). Isso fez com que diferentes tipos fossem inventados para que a reprodução fosse mais fiel, com os graves e agudos ideais. A lista a seguir mostra as principais diferenças entre as variedades mais comuns:

 

Woofer

O woofer serve para reproduzir frequências médias e baixas (entre 50hz e 4500hz, geralmente) também conhecidas como Médio Grave e Grave respectivamente. Ele é ideal para quando se deseja fazer com que o som chegue mais longe, como em festas e reuniões com amigos, onde geralmente se deixa o porta-malas do carro aberto.

 

Subwoofer

Já o subwoofer é utilizado para as frequências mais baixas de som, os graves mais intensos. Dependendo de sua potência, seu efeito não é sentido muito longe, já que quanto menor a frequência, menos distância o som “alcança”. De qualquer forma, se você quer ter uma boa experiência dentro de carro, pode investir em um bom subwoofer.

 

Subwoofers

Foto: reprodução / WallPaperEvo

 

Tweeter

Já esse tipo de alto-falante fica no campo das frequências mais altas. Ele é ideal para reproduzir os agudos, em oposição ao woofer e subwoofer. O tweeter é essencial para ter um som limpo, em todos os seus elementos. Para complementar sua função, é ideal que se use a corneta.

 

Cornetas

Essa variedade ajuda a reproduzir os sons agudos e médios, com grande riqueza de detalhes. Sua estrutura é bem fácil de reconhecer: um cone feito de plástico ou metal que parte de uma estrutura arredondada – responsável pela reprodução do som, chamada driver.

 

Coaxiais, Triaxiais, Quadriaxiais

Essas nomenclaturas podem ser mais observadas nos alto-falantes de porta, os mais básicos. Para que o som possa ser reproduzido com qualidade, é comum ver unidos dois ou mais tipos de alto-falantes no mesmo sistema, para que um maior número de frequências possa ser compreendida.

Um Coaxial geralmente é formado por um mid-bass (médio grave) e um pequeno tweeter; um Triaxial inclui um mid-bass e dois tweeters; um Quadriaxial une quatro diferentes alto-falantes. É possível encontrar no mercado até o Sextacial.

 

Alto-falantes

Foto: reprodução / ConnectParts

Agora ficou mais fácil de saber no que investir, não é? Se você tiver alguma dúvida, pode passar aqui na Sigma. Nossa equipe ficará feliz em atender você.

 

Fonte: ConnectParts, LojadoSomAutomotivo

Categoria: Dicas e Informações, Sigma

Comentários