Conheça formas de compartilhamento de veículos

Publicado em: mai 20 2016 por admin

Uma característica comum às várias iniciativas empreendedoras recentes é estimular a economia compartilhada, associando inovação e tecnologia. Tudo isso, unido às necessidades urbanas das pessoas, causou o surgimento do Fleety e do Pegcar, que promovem o compartilhamento de veículos entre proprietários e usuários.

Pensando que a posse de um carro não é mais necessária para que alguém ande “motorizado” por aí, essas iniciativas fazem com que as pessoas possam facilmente encontrar um veículo próximo, pegar as chaves com o proprietário e já sair dirigindo, pagando apenas pelo tempo de uso e o combustível utilizado.

 

Veículo compartilhado

 Foto: reprodução / Tecmundo

 

Para fazer parte da plataforma, tanto o usuário que deseja alugar um carro quanto aquele que deseja disponibilizar o seu veículo terão seus perfis e informações checadas após o cadastro na plataforma, no Fleety e no Pegcar.

Para alugar um veículo, é necessário possuir um cartão de crédito, visto que a transação é feita por aí. O aluguel pode ser de alguns minutos ou durar até dias ou semanas, dependendo do que for estabelecido com o proprietário – que também delimita o valor da hora/uso. É bom informar que, em qualquer situação, o seguro contra qualquer eventualidade já está incluso.

O contato entre locador e proprietário é feito diretamente, no caso, no momento da entrega das chaves. Aí, o usuário pode realizar uma vistoria no veículo para checar se é realmente o que lhe foi apresentado virtualmente.

No caso do Pegcar, um valor de caução é exigido do motorista no momento do aluguel: R$500 são pré-autorizados no cartão de crédito do usuário, apenas para garantir que o mesmo não irá extraviar o veículo. Após a devolução, o valor retorna para o usuário. O valor de caução não é exigido pelo Fleety.

Como era esperado, o valor de locação através de qualquer uma das empresas fica bem mais barato se comparado ao valor de uma locadora comum. Um outro aspecto interessante é que o proprietário pode ter ganhos substanciais sobre o seu veículo, alugando-o somente quando deseja.

E você, compartilharia seu veículo ou alugaria um dessa forma?

 

Fonte: Fleety, PegCar, Estadao

Categoria: Curiosidades

Comentários