Conheça cidades do mundo que começaram a banir carros

Publicado em: mai 11 2016 por admin

No mundo em que estamos acostumados a viver, parece impossível, de certa forma, imaginar uma vida sem carros. Porém, tentando resolver problemas cada vez mais evidentes em seus centros, algumas cidades foram buscar justamente esse tipo de solução.

Cada metrópole da lista que selecionamos teve seus próprios motivos para banir carros em zonas específicas de seu território, mas as questões geralmente giram em torno das consequências ambientais e dos problemas de mobilidade. Confira:

 

Paris – França

Poluição no ar é um problema com o qual a União Europeia vem buscando lidar há certo tempo. Paris, para tentar diminuir a quantidade de CO2 em seus centros, passou a proibir carros de rodar em 20 diferentes zonas da cidade no primeiro domingo de cada mês.

A capital francesa também irá proibir, até julho desse ano, que carros fabricados em anos anteriores a 1996 e caminhões e ônibus fabricados antes de 2001 circulem por quaisquer áreas da cidade.

Centro - Paris

Foto: reprodução / Aosbordovento

 

Oslo – Noruega

A tem um projeto ambicioso de se tornar a primeira capital europeia a ter um centro sem carros particulares. Até 2020, a prefeitura de Oslo irá tentar articular um projeto que conta com investimento massivo em transporte público e ciclovias, fazendo que o núcleo da cidade seja preenchido apenas por veículos de transporte de passageiros, veículos de carga e bicicletas.

 

Hamburgo – Alemanha

Uma das cidades mais populosas da Alemanha também não tem um projeto discreto. Hamburgo planeja eliminar fortemente o uso de carro nos próximos vinte anos incentivando, principalmente, o uso da bicicleta. A cidade irá investir em “áreas verdes”, como parques e praças, conectando esses lugares através de ciclovias e áreas para circulação a pé. O objetivo é fazer com que 40% da cidade seja interligada dessa forma.

 

Nova Iorque – Estados Unidos

Uma das cidades mais populosas do mundo fez com que algumas de suas zonas mais saturadas ficassem livres de automóveis. Em menos de 10 anos, mais de 560 quilômetros de ciclovias foram construídos em Nova Iorque e inúmeros estacionamentos foram fechados. A Times Square e a Broadway, duas ruas principais da cidade, tiveram vários quarteirões fechados para a circulação de carros, permitindo apenas pedestres.

 

Times Square - Nova Iorque

Foto: reprodução / OGlobo

 

Será que veremos algo parecido em nossos centros?

 

Fonte: OutraCidade, NômadesDigitais, OGlobo

Categoria: Curiosidades, Sigma

Comentários