Conheça a casa humilde que ganhou um prêmio internacional de arquitetura

Publicado em: mai 30 2016 por admin

Em 2013, uma situação complicada acometeu dona Dalvina Borges Ramos, de 74 anos, moradora do bairro de Vila Matilde, em São Paulo. Após uma forte tempestade, parte do teto de sua casa caiu, fazendo com que a paulista procurasse uma nova moradia.

Ao longo de sua vida, segundo ela, conseguiu juntar o equivalente a R$ 150.000,00. Porém, como investir esse dinheiro? Foi seu filho, Marcelo Borges, que chegou com uma solução para a mãe, vinda de um escritório de arquitetura: uma casa complemente nova, viável e rápida de ser construída.

Casa antiga

Foto: reprodução / Studio1202

O resultado desse desafio foi uma casa premiada, pelo reconhecido site ArchDaily, como “construção do ano”. A bela união entre orçamento limitado, funcionalidade e beleza foi a principal motivação para a premiação.

projetos habittisimo

Foto: reprodução / Habitissimo

Com ares contemporâneos, a casa construída a partir de blocos de concreto, aparentes inclusive no acabamento, utilizou da melhor maneira possível o espaço disponível, criando ambientes comuns articulados, bem iluminados e arejados. As áreas íntimas, como quartos e banheiros, são mais compactas, deixando mais espaçosas as áreas de circulação.

epocanegocios

Foto: reprodução / EpocaNegocios

Aparentemente não faltam cômodos na casa de dona Dalvina. A construção possui suítes, laje, pátio, cozinha, sala de estar, lavanderia, etc. Sua residência é completa e com ares modernos, onde todas as etapas foram pensadas, do investimento inicial ao acabamento final.

Segundo o escritório do projeto, a etapa mais complicada foi a inicial, da demolição. Quatro meses foram destinados a remover cuidadosamente as paredes da casa, que estavam ligadas às paredes dos vizinhos. Depois disso, foram mais seis meses para a construção de alvenaria. Em média, a casa da Vila Matilde levou um ano para ser completada. Um desafio superado.

tudointeressante

Foto: reprodução / TudoInteressante

Fonte: CasaVogue, TerraeTuma

Categoria: Sigma Home

Comentários