Como saber quando devo trocar os amortecedores do meu carro?

Publicado em: jan 19 2016 por admin

Um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro é o amortecedor, sem ele o veículo não possui qualquer estabilidade em freadas ou curvas. É ele que trabalha junto com as molas para controlar seus movimentos, evitando que o carro fique oscilando. Mas assim como qualquer outra peça, o amortecedor também tem sua vida útil, e felizmente ele alerta quando esse prazo está próximo de vencer, permitindo assim que você saiba quando trocá-lo.

Vamos ver alguns sinais dados pelo seu amortecedor quando ele estiver pedindo para ser trocado.

amortecedores carro

Estabilidade

Se você sentir seu carro estranho na dianteira, um comportamento fora do comum como parecer escorregar em curvas, ou puxar para o centro mesmo quando você tentar fazer conversão e sente-se forçado a reduzir a velocidade, ou até mesmo quando sente a traseira derrapar, isso é consequência dos amortecedores que não estão respondendo como deveriam, e portanto, podem ser considerados um grande risco e trocados o quanto antes pois eles não estão dando conta do equilíbrio e do controle do carro.

 

Ruídos e vibrações

Outro sinal fácil de se perceber. Quando você dirigir por estradas irregulares, irá notar que a vibração do veículo estará anormal, também poderá ouvir o som de algo batendo sob o carro. Isso é consequência do amortecedor que não estará mais dando conta de manter o controle sobre os movimentos da suspensão, a qual estará batendo no final de seu curso.

 

Vazamento

Um fator que pode impossibilitar totalmente o funcionamento do amortecedor é o vazamento do fluído contido nele, mas a identificação desse vazamento pode ser observada, pois o óleo irá escorrer pelo amortecedor. Sempre que possível, dê uma conferida rápida e simples, segurança nunca é demais.

 

Sobe e desce

Esse sinal é bem explícito, tanto para o motorista quanto para quem observa de fora. Se você notar o carro “quicando”, um movimento de sobe e desce muito rápido quando o carro se movimentar sobre pistas mesmo que levemente irregulares, e a roda vibrando, é resultado do amortecedor avariado.

 

Para conferir também a situação dos seus amortecedores, experimente empurrar o carro, em um ponto próximo a peça, para baixo. A resposta de um bom amortecedor será fazer força oposta a sua pressão, mas caso o amortecedor esteja danificado, você notará que ele irá abaixar sem responder ao seu movimento e talvez possa oscilar.

É difícil definir a vida útil dessa peça, principalmente por variar muito de acordo com o seu uso, com o tipo de estrada que costuma percorrer e o tempo de direção por dia. Os fabricantes tentam mensurar prazos entre 30 e 60 mil quilômetros rodados, mas é apenas uma estimativa, portanto é sempre bom estar checando para evitar qualquer transtorno.

Categoria: Cuidados com o seu carro
Tags: , , ,

Comentários