Como saber a hora de trocar o amortecedor

Publicado em: jul 07 2016 por admin

Felizmente, isso não é algo difícil de detectar, mas é importante estar sempre atento. Os amortecedores são acionados para manter a estabilidade do veículo em curvas, lombadas, buracos, etc., e por isso são componentes importantíssimos.

 

Amortecedor

Foto: reprodução / AutoStart

 

É justamente quando eles são exigidos que há a possibilidade de saber qual o estado de conservação deles. Ao fazer uma curva, por exemplo, o amortecedor que estiver gasto vai afundar mais facilmente, além de chegar a uma altura mais baixa do que o normal e em comparação aos outros amortecedores menos gastos.

Visualmente também é possível perceber o desgaste. Amortecedores gastos tendem a ficar úmidos, como se “suados”. Isso, no caso, é o óleo da peça, que nessas situações permite o acúmulo de sujeira. Se você detectar pingos viscosos sobre as rodas, já pode desconfiar que há algo errado com o amortecedor.

E, por último, o modo mais comum de identificar o problema: o barulho. Novamente, ao serem acionados em lombadas e buracos na pista, os amortecedores gastos fazem um barulho seco, como uma pancada.

 

Ficou mais fácil de manter os cuidados com seu veículo? Acompanhe o blog da Sigma para mais dicas tão úteis quanto essas!

 

Fonte: AutoEsporte.

Categoria: Dicas e Informações

Comentários