Como funciona o filtro de ar?

Publicado em: jan 20 2016 por admin

O filtro de ar é uma das peças mais simples e de função óbvia em um carro, porém entender sua importância e funcionamento é importante. Ele é basicamente composto por duas partes, um suporte exterior, que é sua estrutura, e um miolo, a parte central que possui a função de filtrar o ar.

filtro de ar

Um motor normal utiliza aproximadamente 3,5 mil litros de ar por minuto, a função do filtro é garantir que o ar aspirado pelo motor, antes de ser usado na mistura da combustão, seja filtrado de impurezas e detritos suspensos no ar, impedindo assim que a sujeira cause avarias e reduzam a vida útil do motor. Além disso, se não fosse pelo filtro, componentes como válvulas, pistões, cilindros e sistema de injeção também seriam prejudicados.

A parte central do filtro é composta de materiais sintéticos e naturais, como papel microporoso, espoja, têxtil ou algodão, materiais esses podendo ser secos ou embebidos em óleo, ele é envolvido em borracha e alguns possuem tela metálica para suportar sua estrutura.

 

Riscos do mal funcionamento do filtro de ar

O mal funcionamento dessa peça pode provocar desde gastos elevados em reparações a acidentes. Caso a filtragem esteja incorreta, além das peças que podem ser danificadas e das avarias que podem comprometer o motor, o carro fica passivo de mal funcionamento como um todo, podendo não responder as suas necessidades e sendo assim um risco no trânsito, podendo causar complicações, estresse e até mesmo acidentes.

Além dessas possíveis situações complicadas, a má filtragem também impede que a combustão no motor seja efetiva, isso aumenta consideravelmente o consumo de combustível e ainda mais os gastos para o motorista.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o filtro de ar e sua importância, esteja atento a qualquer possível dano causado na peça ou pela peça, apesar de ser tão óbvia e simples, sua função é vital para todo o sistema do veículo e principalmente para sua segurança.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários