Como é feito o alinhamento 3D?

Publicado em: nov 11 2016 por admin

Antes de responder essa pergunta, vamos fazer uma outra: você sabe para que serve e como é feito o alinhamento? Se não, vamos dar uma explicadinha rápida para poder chegarmos à versão 3D.

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Entendendo o alinhamento

Em suma, estamos falando da suspensão do veículo. Sim, todo aquele mecanismo que mantém a cabine do carro estável enquanto ele roda. Acontece que esse sistema possui alguns pontos de fixação ligando suas diversas peças. Ao longo do tempo, com o automóvel passando por terrenos irregulares, essas peças vão saindo um pouco do lugar original, modificando ligeiramente a estruturação da suspensão.

O alinhamento, então, vem como um salvador da suspensão. É um procedimento realizado por profissionais que, através de máquinas, conseguem visualizar o quão “fora do lugar” está o alinhamento da suspensão e, a partir disso, regulam as peças para deixar tudo alinhado novamente, como o veículo saiu da fábrica.

O 3D

O alinhamento 3D é o mais eficiente entre as variedades existentes. Tudo começa com um programa de computador que possui uma base de dados com informações de milhares e milhares de veículos. Em suma, ele sabe exatamente as configurações de fábrica desses automóveis no que se refere à suspensão, qual a angulação correta, etc.

Com o modelo do veículo escolhido, o motorista que requisitou o serviço coloca seu carro em uma rampa de medição. Sensores são colocados em cada uma das rodas para que o próprio programa calcule a angulação entre os eixos e o quão desalinhados eles estão em comparação às configurações exatas (de fábrica) do veículo.

A partir daí, sabendo exatamente as medidas fora do lugar, o alinhador pode corrigir tudo manualmente, acompanhando se está próximo do resultado desejado no próprio programa de computador.

 

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Foto: reprodução / Semeucarrofalasse

Outros tipos

Entre os aplicados nas oficinas que vemos por aí, o alinhamento 3D é o que há de mais tecnológico. Existem, porém, métodos um pouco mais convencionais, presentes há mais tempo. O mais antiquado é chamado de manual, onde canhões de luzes são presos às rodas com o veículo voltado de frente para um painel. Dessa forma, é possível ver a diferença na posição das rodas.

Há um outro método conhecido como eletrônico. Aqui, os canhões de luz são substituídos por lasers e há um monitoramento computadorizado, deixando o processo mais ágil e preciso.

Em suma, o processo de alinhamento é extremamente útil para evitar o desgaste prematuro de diferentes peças do veículo que, desalinhadas, se comportam de forma inadequada. Utilize as revisões periódicas para verificar a necessidade de realizar o procedimento.

 

Em caso de precisar de um serviço de alinhamento, já sabe que pode contar com os profissionais da Sigma, não é? Temos uma equipe preparada para cuidar bem do seu veículo. Converse com a gente!

 

Fonte: SeMeuCarroFalasse, QuatroRodas.

 

Categoria: Dicas e Informações, Sigma

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