Como detectar e resolver problemas no escapamento

Publicado em: mar 19 2016 por admin

881314_65136537

 

Não é novidade que, em se tratando do bom funcionamento do motor de um veículo, são muitos os itens que contribuem para isso. É prática constante de alguns motoristas negligenciar pequenos problemas por achar que “não vai acontecer nada”. Os escapamentos acabam caindo nesse jogo de azar. Muitas vezes, o motorista sabe que existe algum problema – na verdade, ele o escuta -, porém, deixa de lado a solução. Isso tudo pode gerar consequências que vão pesar no bolso mais tarde.

Atualmente, o funcionamento correto dos motores está diretamente ligado àquilo que se chama de sistema de contra-pressão de gases, que se refere à exaustão de gases gerados pela combustão. Esses gases precisam ser expelidos correta e completamente, sem que algo os retenha no interior do veículo. Caso contrário, o próprio desempenho do carro pode ser afetado, podendo gerar inclusive maior gasto de combustível. Um escapamento em bom estado é o “caminho” pelo qual os gases passam até serem expelidos corretamente, sem avarias ao motor.

escapamento2

 Foto: reprodução / Mayago

 

Como detectar os problemas

Os problemas mais comuns nessa parte do veículo costumam ser os furos e corrosões, geralmente ocasionados por problemas de vedação, colisões ou até combustíveis adulterados. Normalmente, esse tipo de problema é possível de ouvir. Também, os casos onde a fumaça expelida pelo veículo começa a ter uma coloração diferente da comum podem representar que algo está errado. Outra situação que às vezes é difícil de perceber mas que possui um peso importante: gasto anormal de combustível. Então, quando você perceber que seu carro está apresentando algum dos sinais acima, quer dizer que você deve visitar o seu mecânico.

Como evitar

Um erro comum e traiçoeiro que muitos motoristas cometem é “se acostumar”com algum som diferente que o veículo esteja fazendo.Algumas avarias no sistema de escapamento são difíceis de localizar. Sendo assim, é sempre difícil de saber em que proporção e como o problema está afetando seu carro, e isso ajuda a fazer com que o veículo falhe quando menos se espera.

Por ser uma peça que depende de vários pequenos itens para seu bom funcionamento, é indicado que se faça uma revisão no escapamento a cada seis meses. Tudo, é claro, num mecânico experiente que poderá detectar os menores detalhes. Isso é importante porque as peças mais frágeis e difíceis de localizar, como borrachas, parafusos e abraçadeiras, que isolam e seguram as peças metálicas, podem romper ou se deteriorar em determinadas condições. Caso isso aconteça, o escapamento pode ser avariado e até mesmo cair do veículo.

 

Como em muitas ocasiões, o ideal para evitar problemas de qualquer tipo é fazer revisões periódicas em seu veículo. Cada peça tem sua funcionalidade e vida útil, então, é importante respeitar cada especificidade. E se você estiver a procura de uma  peça de qualidade e resistente, a Sigma pode te ajudar. Boa viagem!

Fonte: Smartia, Terra

 

 

 

 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Sem categoria

Comentários