Como age o Nitro nos motores dos carros

Publicado em: set 30 2015 por admin

Quem é apaixonado por carros, com certeza já ouviu falar sobre o óxido nitroso, ou Nitro, que, “em um passe de mágica”, aumenta a potência no motor e faz o carro ganhar mais velocidade. O nitro tem destaque em vários jogos de corrida, como os games da série Need For Speed, e também apareceu em filmes, principalmente nas super produções da série Velozes & Furiosos. Mas afinal de contas, como funciona essa potencia extra? A Sigma Car explica como funciona o famoso nitro!

O Nitro aumenta a quantidade de oxigênio no motor, aumentando a queima e a força de movimento dos pistões. Em poucas palavras, é como se um motor 1.0 litro fosse substituído momentaneamente por um de 1,4. Mas não são os cilindros que são aumentados, mas sim, os gases ocupam menos espaço lá dentro. O óxido nitroso tem uma propriedade química que quando saí da forma líquida para a gasosa, absorve o calor do ambiente. Como o ar quente ocupa mais espaço que o ar frio, sobra espaço para mais oxigênio, gás básico para a combustão.

O sistema nitro só funciona quando o carro está em grande velocidade, por isso, deve ser utilizado com moderação, sempre em pistas fechadas (não estamos em Velozes & Furiosos, em?), nas retas mais longas.

O ganho de potência extra do nitro é entorno de 40% a mais do que o original da máquina, e dura entre 15 e 40 segundos.

nitro

Foto: Banco de Imagens

Essa matéria do Programa Auto Esporte, de julho de 2014, mostra como funciona essa carga extra e como ela pode ser colocada nos carros e até em motocicletas!

Nitro na Stock

Se você assistiu alguma corrida de Stock Car brasileira nos últimos seis anos, com certeza viu o poder do Nitro em ação. A categoria coloca cilindros de óxido nitroso para aumentar a potencia dos carros nos momentos de ultrapassagem. Essa medida aumentou as disputas na pista, e também as trocas de posições, deixando a categoria do jeito que o apaixonado por carro gosta, cada vez mais veloz!

stock-car-nitro

Foto: Reprodução/Jet Dicas

A Sigma Car é apaixonada por carros e disponibiliza em nosso blog, e nossas redes sociais, informações importantes sobre carros e todo o universo que envolve o mundo quatro rodas. Siga nossa página no Facebook e confira!

 

Fontes: Revista Mundo Estranho, Tunning Parts

Categoria: Dicas e Informações
Tags: ,

Comentários