Saiba como emitiar a sua CNH digital

Publicado em: fev 06 2018 por admin

Até o dia 1º de julho desse ano, de acordo com as expectativas, todos os Estados brasileiros deverão emitir a CNH digital, que foi criada para facilitar a vida de muitos condutores. No Paraná, ela já está disponível para os motoristas.

O aplicativo que dá acesso à CNH digital pode ser baixado e utilizado em praticamente qualquer smartphone, e o documento digital tem a mesma validade que o de papel.

Utilizando a CNH digital, os motoristas que esquecerem a carteira impressa em casa quando saem não precisarão mais se preocupar com as penalidades. Vale lembrar que dirigir sem a CNH é uma infração leve, com multa de R$88,38 e retenção do veículo. Uma dor de cabeça bem grande, não é?

No entanto, a CNH digital pode ser adquirida apenas pelos motoristas que possui um QR Code impressa no documento em papel. Segundo o Detran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem o código. Além disso, o motorista precisa ter um smartphone com sistema Android ou iOS para poder utilizar o aplicativo.

CNH digital - Sigma

Motorista interessado em emitir CNH digital precisa se certificar de que o documento impresso possui QR Code. Imagem: O Povo.

Como conseguir a CNH digital

Se você quer se atualizar e garantir a sua CNH digital, preste atenção neste passo a passo que a Sigma preparou sobre a emissão do documento virtual. Veja só:

  • O primeiro passo é se certificar que sua CNH impressa possui o QR Code. Ele se encontra na parte interna do documento, basta desdobrar para conferir;
  • Baixe o aplicativo da CNH digital na Play Store (Android) ou Apple Store (iOS);
  • Faça um cadastro no Portal de Serviços do Denatran;
  • O passo seguinte é um pouco mais incômodo. O motorista precisa ir até o DETRAN que emitiu sua CNH de papel para poder conseguir seu certificado digital e garantir presencialmente a validade dos seus dados. Esse processo é importante para que se tenha certeza da identidade do motorista;
  • Feito o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e com os dados confirmados, é possível solicitar um código de ativação da CNH digital, que será enviado por e-mail;
  • No aplicativo, o acesso pode ser feito utilizando a mesma senha utilizada no Portal e o código de ativação enviado por-email;
  • Depois, uma senha mais simples, de quatro dígitos, precisa ser criada. Ela vai dar acesso ao aplicativo e à CNH digital quando o motorista quiser acessar o aplicativo.

Outro grande benefício da CNH digital, além de facilitar a vida dos “esquecidos”, é que ela gera um documento PDF que tem a mesma validade que uma cópia autenticada. Dessa forma, o motorista poupa tempo e dinheiro quando tem que informar seus dados.

Segundo o Denatran, a CNH digital é totalmente segura e possui todas as certificações para ser utilizada como o próprio documento em papel, inclusive em casos de identificação.

Em relação as possíveis taxas para a emissão da CNH digital, cada Estado possui suas normas em relação a esse tema. Para verificar se existem taxas, basta entrar em contato com o Detran local.

Visualização da CNH digital

Como é visualizada a CNH digital. Imagem: Mantena.

A Sigma se preocupa que você se mantenha bem informado sobre tudo o que acontece no nosso trânsito. Para conferir mais notícias como essa e dicas úteis, continue acompanhando nosso blog!

Categoria: Dicas e Informações

Comentários