Carros que resolveram inovar

Publicado em: jun 16 2016 por admin

Unir estilo e funcionalidade é uma tarefa difícil para qualquer fabricante. Na indústria automobilística, criar diferenciais a partir de ideias e designs inovadores é uma prática comum que, geralmente, procura ganhar alguns pontos de simpatia com os consumidores. Para exemplificar, selecionamos, a partir de uma lista do site Exame, algumas “inovações” trazidas por alguns modelos do passado que circularam no Brasil:

 

Os capôs dos Ford Focus

 

Abrindo o capô do Ford Focus

Foto: reprodução / Exame

 

Na maior parte dos carros, abrir o capô consiste numa fórmula certa: puxar a alavanca sob o painel e subir a tampa. No clássico Focus de 1998, porém, existia um diferencial. Para abrir o capô, o motorista precisava girar o logotipo da Ford e destravar com a chave. Com certeza, foi algo que causou, ao menos, um pequeno estranhamento.

 

Uma buzina diferente

 

Buzina Peugeot 106

Foto: reprodução / Exame

 

Na década de 90, alguns carros da Peugeot possuíam alguns diferenciais bem marcantes. A identidade da marca, na época, estava presente no nome dados aos veículos: sempre havia um número 0 no meio (106, 206, 306, etc.). Em alguns modelos, como no Peugeot 106, por exemplo, algumas coisas eram bem únicas: o acionador da buzina era instalado na alavanca do farol de pisca. Será que facilitava a vida de alguém?

 

Volante incomum

Novamente, temos aqui um caso de “personalidade” da marca. Durante muito tempo, os volantes de muitos modelos da Citroën, como o DS (foto), GS e DX, vieram com volantes com um único raio (que conecta o cubo do volante com a área circular por onde o motorista manobra). Ao invés de dois, três ou quatro raios, algo comum na maioria dos veículos, a marca francesa marcava seus carros com um número solitário.

 

Volante do Citroën

Foto: reprodução/ Exame

 

Estepe em outro lugar

 

Durante muito tempo, o Uno brasileiro possuiu um diferencial único em comparação aos produzidos no resto do mundo: o lugar onde era guardado o estepe. Para não ocupar espaço no porta-malas do veículo (que já não era grande) e facilitar a retirada do pneu extra, evitando remover malas para chegar até ele, por exemplo, a FIAT resolveu colocar o estepe dentro do capô, ao lado do motor. Será que ajudava?

 

Estepe ao lado do motor no Uno

Foto: reprodução / Exame

 

É óbvio que esses modelos não foram os únicos que circularam em solo nacional possuindo um diferencial ou outro. Através dessa lista, você pode conferir outros veículos com características “inovadoras”.

 

Fonte: Exame.

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