Carros que amamos #08 – Toyota Supra

Publicado em: out 21 2015 por admin

Toda vez que falamos em Toyota Supra, o coração dos apaixonados pela velocidade se acelera. O esportivo japonês faz parte de uma galeria de carros dos sonhos, impulsionado por Brian O’Conner, interpretado pelo saudoso Paul Walker, em Velozes e Furiosos. Venha com a gente e conheça mais sobre a história desse ícone do asfalto.

 

toyota-supra-velozes-e-furiosos

Foto: Reprodução / Flatout

A primeira geração do Supra surgiu em 1979, mas não obteve sucesso. O carro era ligado ao Celica, e foi construído para concorrer com a linha de esportivos Z, da Datsun. Porém, quando ele foi lançado, a Datsun já era referência no mercado europeu e americano.

 

Em 1993, a montadora japonesa decidiu recuperar o Supra, lançando o novo carro com um desempenho semelhante aos esportivos da época, porém custando a metade do preço. A receita do sucesso era essa, todos gostariam de ter um carro compatível com as qualidades do Mazda RX-7 e do Honda HSX, mas com valores mais acessíveis.

 

De fábrica, o Toyota Supra já surpreendia pela potencia: 280cv, impulsionado por seis turbos sequenciais, que o levavam de 0-100 km/h em 5,2 segundos, passando dos 285km/h. Com isso, o carro se aproximava da Ferraria 348 GTB, o grande bicho-papão das pistas, nessa época.

 

toyota-supra-cinza

Foto: Reprodução/Gearheads

Com os baixos valores, o Supra caiu nas graças de um pessoal que entende muito de carros velozes: os preparadores independentes. Na época, era comum ver motores de Supra modificados com mais de 1.000cv. Essa onda levou o carro ao estrelato em 2001, quando os produtores de “Velozes e Furiosos” o escalaram como uma das peças chaves do filme. Preparado ao estilo californiano, o “carro de 10 segundos” atraiu uma legião de fãs para a Toyota.

 

Mesmo com o sucesso, a Supra parou de ser produzida em 2002, devido às leis de emissões de poluentes, instauradas no Japão. Em 2010 a Toyota produziu outro superesportivo, dessa vez sob a batuta da Lexus, o LF-A, um carro tão marcante quanto o Supra, mas que não pode ser considerado seu sucessor.

 

No Salão de Detroit de 2014 foi anunciada uma parceria entre a BMW e a Toyota, a fim de produzir dois modelos esportivos promissores e híbridos: um substituto do BMW Z4 e uma possível volta da Supra aos mercados. É claro que nós, aficionados por essas lendas, estamos na expectativa.

 

A Sigma Car está atenta a todas as novidades do mercado de automóveis e seus acessórios. Em nossa loja virtual você encontra algumas peças que podem transformar seu carro em uma máquina dos sonhos. Ainda não podemos transformá-lo em uma Supra, mas podemos tentar algo semelhante! Acesse: www.sigmacar.com.br

 

Fontes: Flatout, Toyotistas

Categoria: Curiosidades
Tags: , , ,

Comentários