Incrível. Histórica. Antológica. Lenda. Faltam adjetivos para descrever a poderosa McLaren F1. A história desse super carro começa em 1989 quando a montadora inglesa de carros da Fórmula 1 decidiu criar a McLaren Cars. O objetivo da empresa era desenvolver um super esportivo que desse ao motorista, uma sensação de estar guiando um fórmula 1.
O projetista Gordon Murray começou a desenvolver a McLaren F1 em 1993, e concluiu o projeto em 1998. 106 carros produzidos, em valores da época, um F1 não saia por menos de 1 milhão de libras. Atualmente, o carro pode chegar a custar 2 milhões de euros.
Como característica principal, o carro possuí apenas um banco na frente, centralizado, mais uma forma de dar a sensação do motorista estar em um cockpit de um f1. Internamente, conta com um motor BMW V12 de 6,1 litros e, incríveis, 627 cv, gerando uma aceleração de 0-100km/h de 3,2 segundos e uma velocidade máxima de 391km./h. Na época, ele era o carro de rua mais rápido do mundo. Hoje, ele ainda ocupa a décima colocação. O recorde atual foi recentemente batido pelo Venom GT.
O motor BMW é uma das curiosidades desse carro. Na época, a fornecedora de motores da McLaren na Fórmula 1 era a Honda. Ao ser consultada a respeito do McLaren F1, a Honda se recusou a criar o motor para esse super esportivo, alegaram que iria contra suas estratégias de marketing da época. A BMW aceitou o convite dos ingleses e gravou seu nome na história.
Outra curiosidade foi descoberta no documentário da EVO “McLaren F1 – The Details”, nele, Paul Rosche, designer da McLaren, conta que Peter Stevens (outro projetista da McLaren), gostaria de um carro com um determinado ronco de partida, mostrou o barulho com a boca, e Rosche respondeu, em tom de brincadeira: “então o virabrequin vai dar duas voltas e meia, cinco dos cilindros vão ser acionados, depois mais dois, e, por fim, todos os 12”. Era brincadeira, mas, segundo Rosche, o barulho que se ouve ligando a McLaren é o mesmo que Stevens o havia descrito com a boca.
Conheça mais sobre a McLaren F1 assistindo ao documentário McLaren F1 – The Details: