Carros Que Amamos #07 – Chevrolet Opala

Publicado em: out 16 2015 por admin

Que atire a primeira pedra o apaixonado por carros que não fique admirado ao ver um bom e velho Opalão na rua. Sem chances, né? O maior sucesso da história da Chevrolet não poderia ficar de fora de nossa série “Carros Que Amamos”, afinal de contas: quem não ama o Opala?

Novembro de 68 foi o ano em que a Chevrolet decidiu fabricar carros no Brasil, país onde seus caminhões já faziam grande sucesso, e a marca era sinônimo de confiabilidade. E logo a primeira máquina criada em terras tupiniquins, viria a se tornar uma das maiores paixões do povo brasileiro.

 

Foto: Reprodução/ Car Blog

Foto: Reprodução/ Car Blog

Baseado no Impala, carro referência do jeitinho norte-americano de viver, o Opala levou algum tempo para sair do papel, pois o sucesso estrondoso do Fusca tornava as coisas complicadas para outras marcas no mercado brasileiro.

 

O Ford Corcel também era um grande sucesso, mas uma parte da sociedade brasileira estava sedenta por uma carro mais luxuoso e potente, e foi para esse segmento que a GM lançou o Opala, carro que rapidamente se tornou o sonho de consumo de boa parte dos motoristas do país.

 

Em agosto de 70 a Chevrolet alcançou 50 mil unidades do Opala, entre o modelo tradicional e o SS, que até hoje é um dos esportivos mais visados entre colecionadores e amantes da velocidade.

 

Em 72 foi lançada a versão Cupé SS, com apenas duas portas, ideal para a juventude rica da época. Com um motor 4,1 litros, e grande desempenho, a Revista Quatro Rodas concedeu a ele o prêmio de carro do ano. Depois foram vários outros sucessos, a versão perua, chamada de Caravan, era ideal para as famílias, graças a seu porta-malas imenso e o motor poderoso do Opala.

Foto: Reprodução/ Car Blog

Foto: Reprodução/ Car Blog

 

Em 80 a Chevrolet precisou repaginar o Opala e atender as tendências do mercado, com linhas mais retangulares e faróis bem quadrados. A versão top de linha era a Diplomata, que continha diversas opções de conforto e luxo.

Foto: Reprodução/ Car Blog

Foto: Reprodução/ Car Blog

 

Foto: Reprodução/ Car Blog

Foto: Reprodução/ Car Blog

O carro sofreu mais algumas alterações, até 1992 quando, infelizmente, saiu de linha, dando lugar a outro fenômeno da marca: o Ômega.

 

Até hoje, o Opala arrecada admiradores e ganha fã-clubes espalhados pelo país, com o amor pelo carro sendo passado de geração em geração.

 

A Sigma Car é apaixonada pelo Opala, como todos os amantes da velocidade. Em nosso site você encontra acessórios para transformar o seu carro, na máquina que sempre sonhou. E se o seu carrão for um Opala… ah, sentimos muita inveja de você! Acesse: www.sigmacar.com.br

 

Fontes: Car Blog, Salão do Carro

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações
Tags: , , ,

Comentários