Carros Que Amamos #03 – Dodge Viper

Publicado em: jul 23 2015 por admin

A série Carros Que Amamos da Sigma Car chega a sua terceira edição para falar sobre um carro que mexeu com a imaginação de crianças, adolescentes e marmanjos da década de 90: O Dodge Viper!

dodge-viper-1992

Foto: Reprodução/Speed Cars

Apresentado como conceito, no salão de Detroit, em 1989, o Viper chamou muita atenção da crítica especializada, mas GM e Ford, fabricantes dos maiores esportivos americanos da época (Mustang, Camaro e Corvette), não acreditaram que a Chrysler teria coragem de lançar um esportivo tão agressivo, com linhas tão marcantes e um motor tão potente. Mas ela teve!

Em 1992, também em Detroit, aconteceu o lançamento oficial do Viper (víbora, em inglês) – provavelmente o nome mais apropriado para um carro como esse – angariou muitos fãs, com sua versão com seu motorzão de 10 cilindros, perfeito para estradas e pistas de corrida. No ano seguinte, a Chrysler ousou mais uma vez e lançou o Viper GTS Coupet, que seria produzido apenas em 1996.

Conforto nunca foi uma das marcas do Viper. O primeiro modelo lançado, não tinha sequer capota, apenas uma lona do para-brisa à barra atrás dos bancos. Vidros? Nem pensar! Apenas cortinas plásticas, iguais aos dos Jipes. Ar-condicionado? Nem passava pela cabeça dos projetistas.

No modelo 98, alguns itens de conforto foram colocados, mas a mudança principal foi no motor. O modelo roadster recebeu o motor do GTS e chegou aos 455 cv de potência. Outro detalhe herdado do GTS foi os pedais ajustáveis, característica dos carros de corrida.

A estrela do Viper sempre foi o motor V10, oito litros – só se via motores V10 em carros de Fórmula 1 e em um modelo da Porsche, de, ACREDITE SE QUISER, 1939.

A versão GTS, como já dissemos, possuí um motor de 455 cv, com 5.200 rpm, esbanjando desempenho ao atingir 100km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h.

dodge-viper-gts-coupe

Foto: Reprodução/Go Motors

Ficha técnica

Comprimento: 4,48 m
Peso: 1.508 kg
Aceleração 0-100 km/h: 4,5s
Velocidade Máxima: 290 km/h

A Sigma Car busca contar a história dos grandes veículos da história, tudo para deixar você, apaixonado por carros, ainda mais bem informado. Em nossa página no Facebook você fica por dentro de tudo o que acontece no universo quatro rodas. Já em nosso site, você encontra os melhores acessórios para seu carro, com os melhores preços. Acesse: www.sigmacar.com.br

 

Fontes:  Best Cars

Categoria: Curiosidades
Tags: , , ,

Comentários