A indústria automotiva tem nos carros-conceito a possibilidade de ousarem um pouco mais em seus experimentos, medirem a recepção do público e experimentarem novas alternativas relativas à própria tecnologia ou ao visual, por exemplo.
Mas, ainda que sejam desenvolvidos belíssimos protótipos todos os anos, bastante funcionais e atrativos, alguns outros simplesmente parecem fugir à proposta de produção em massa – ao menos a curto e médio prazos. Conheça quatro exemplos que dificilmente chegaram às ruas em larga escala.
Splinter
Alguns sedãs luxuosos têm na madeira um componente de destaque, que agrega valor e requinte ao interior do veículo. O Splinter foi além: todo o trabalho artesanal é desenvolvido, justamente, em madeira.
O supercarro é obra de um grupo de estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e tem motor V8 Cadillac para mover toda a estrutura. São 608 cv de potência.
eRinGo EV
São dois volantes no eRinGo EV – e sim, ambos ocupantes podem dirigir. O segredo é que, enquanto um é movimentado, o outro congela e não pode ser utilizado. A criação é de Mohammad Ghezel, designer iraniano.
A propulsão do modelo é derivada de um motor elétrico, que movimenta três anéis ligados à estrutura – um central e outros dois nas pontas. A sensação é de que o veículo está rodando o tempo inteiro.
Rinspeed sQuba
Não poderia faltar em nossa lista a versão que transporta, da terra para a água, o veículo que rodamos diariamente. O conceito elétrico desenvolvido pela Rinspeed pode ser navegado ou mesmo ser submergido a até 10 metros.
Sua movimentação em água é garantida por duas hélices, auxiliadas por meros jatos d’água. As velocidades máximas é que não impressionam: enquanto na estrada o sQuba atinge até 120 km/h, no ambiente aquático é limitado a 3 km/h.
Terrafugia Transition
Se falamos sobre a versão aquática, não poderíamos deixar de citar aquele que pode recorrer aos céus para fugir de um potencial congestionamento: o Transition, da Terrafugia, tem autorização para pousar e decolar de 5 mil aeroportos públicos americanos – onde pode circular à vontade em cidades e estradas.
Ainda que a fabricante tenha nome remetente aos clássicos italianos, somente seu preço se assemelha aos esportivos tradicionais: US$ 279 mil, aproximadamente R$ 609 mil.
Se eles serão feitos em grande proporção um dia, não sabemos. Mas é bastante improvável.
Fontes: Autozine, Revista Auto Esporte