Bagageiros: leve tudo o que precisa sem esquecer da segurança

Publicado em: jul 28 2017 por admin

Confira as regras para o uso de bagageiros externos para transportar tudo o que você precisar sem correr riscos.

As férias escolares são o momento ideal para uma viagem em família ou com os amigos. Se o destino escolhido for próximo e a opção mais viável for uma viagem de carro, além da preocupação primordial com a revisão do veículo, é necessário também preocupar-se com a maneira correta de transportar toda a bagagem.

Fonte: Stuttgartcitizen

Fonte: Stuttgartcitizen

Se não for possível acomodar tudo no porta-malas, ou caso seja necessário transportar volumes maiores, como bicicletas, colchonetes etc., uma opção viável é o uso de bagageiros externos que podem ser instalados no teto do seu carro, em trilhos, encaixes e suportes já existentes – de acordo com o modelo do veículo – ou com o auxílio de adaptadores. Sendo assim, mesmo que seu carro não possua nenhum tipo de estrutura para receber este tipo de acessório, você pode encontrar alternativas para resolver este problema procurando por racks e bagageiros no nosso site.

Mas é preciso ficar atento também às recomendações da resolução n.º 349/10 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), que determina que as bagagens transportadas no teto do veículo não podem ultrapassar as dimensões de largura e comprimento do mesmo, também sendo determinado o limite de 50cm de altura já considerando as estruturas de fixação do acessório. Há uma exceção para bicicletas, que podem ser transportadas deitadas ou em pé. Mas caso estas regras sejam desobedecidas – o que é considerado uma infração grave – o condutor poderá ser penalizado com multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e até retenção do veículo.

Caso você já seja um viajante experiente, a dica é sempre assegurar que os objetos estejam bem amarrados com cordas ou cintas de boa qualidade. Antes de pegar a estrada, revise também parafusos e toda a estrutura de fixação do seu bagageiro externo, além de programar paradas regulares para checar se tudo está no lugar, e bem preso. Também não esqueça de redobrar a atenção na direção, já que o peso extra no teto também influencia no centro de gravidade e na aerodinâmica do seu veículo.

Seguindo todas as recomendações e lembrando de tomar os cuidados necessários, é só seguir em frente e aproveitar as férias. Boa viagem!

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações
Tags: , , ,

Comentários