As mentiras que as montadoras já contaram

Publicado em: fev 09 2017 por admin

“De 0 a 100 em 5 segundos!”, “Econômico como você nunca viu!”, “O motor mais potente da categoria!”. Essas entre outras frases já marcaram comerciais e propagandas de diversos carros por aí. E você, já se deixou atrair por alguma promessa dessas?

Recentemente, a Quatro Rodas fez uma lista mostrando quando alguns desses anúncios foram mentirinhas fabricadas só pra atrair o consumidor. Na maioria das vezes, as montadoras levaram uma bela multa. Em outras, bem, o castigo foi pequeno. Selecionamos algumas ocasiões para você dar uma olhada.

Contra o meio ambiente

Em 1995, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) já estabelecia normas e valores para a emissão de poluentes para os veículos. A FIAT, com seu Mille Electronic, não se importou muito com isso: ela programou sua central de injeção para driblar testes de emissões, sem se preocupar com os reais valores. Os consumidores, claro, não esperavam que a empresa teria que pagar uma multa de R$3,9 milhões para o IBAMA por causa do modelo que haviam comprado.

Fiat Uno Mille Eletronic

Foto: Divulgação

Não tão veloz assim

Quando o Veloster saiu nas ruas, de fato impressionou. As propagandas diziam que seus 140cv de potência produziam um desempenho impressionante. Porém, uma mentirinha estava aí: seu motor produzia apenas 128cv de potência, consideravelmente menos. Alguns processos foram recebidos pela Hyundai, e em um deles a marca teve que dar a um cliente um Veloster novinho, com 140cv.

Hyundai Veloster

Foto: Divulgação / Hyundai

Última edição?

Lembra da Kombi Last Edition? Com seu design retrô e cores azul e branca, ela vendeu muito bem, principalmente porque era a versão de “despedida”. Porém, com esse sucesso de vendas, a VW decidiu fabricar mais 600 unidades depois. Essa última-última edição também vendeu, porém, por causa dela a empresa também levou processos de consumidores que se sentiram enganados ao comprar o primeiro lote de veículos, crendo que seria o último. Um dono de Minas Gerais chegou a conseguir o seu investimento de volta.

Kombi Last Edition

Foto: Divulgação / VW

 

E aí, você já caiu em algumas dessas situações? Esperamos que não. O consumidor, claro, nunca deve ser enganado. Ficaremos de olho em outras situações parecidas e falaremos tudo pra você aqui no blog da Sigma. Fique ligado!

 

Categoria: Curiosidades

Comentários