Aquaplanagem: como não perder o controle do veículo

Publicado em: jun 09 2016 por admin

O fenômeno da aquaplanagem consegue assustar muitos motoristas, tanto de carros quanto de motos. Ele acontece quando o asfalto encontra-se encharcado, geralmente em dias de chuva intensa. Devido à quantidade de água, os pneus acabam perdendo contato com o asfalto, fazendo o motorista perder o controle.

 

Aquaplanagem

Foto: reprodução / BemnaEstrada

 

Quando, sob forte chuva, os detritos no asfalto, como poeira e óleo, ficam acima da água acumulada e entram em contato com os pneus, a aquaplanagem acontece. Muitos motoristas já passaram por isso e sabem que os efeitos podem ser catastróficos. Por isso separamos algumas dicas para você saber como evitar e, caso necessário, saiba como agir nesses casos:

 

Se possível, evite a chuva

Mesmo se o seu pneu estiver novinho e com as garras intactas, ainda há a possibilidade de aquaplanagem sob chuva torrente. Portanto, se possível, procure evitar dirigir sob essas condições. Espere um pouco a tempestade diminuir sua força.

 

A qualidade dos pneus

A lógica nos diz que um pneu careca pode derrapar muito mais facilmente do que um pneu novo. Obviamente, isso também vale no fator da aquaplanagem. Com a ausência das garras, a possibilidade de escoar a água e evitar seu contato com o veículo é praticamente inexistente. Portanto, lembre-se: pneus gastos e água não combinam. O mesmo também vale para a calibragem, que você deve manter em dia.

 

Moto aquaplanando

Foto: reprodução / Uol

 

Diminua a velocidade

Ao dirigir sob chuva forte, evite altas velocidades. Além de comprometer diretamente a sua possibilidade de evitar um acidente, elas aumentam a chance de, em casos de aquaplanagem, o carro se tornar completamente incontrolável.

Sob essas condições de tempo, o indicado é não ultrapassar os 60 km/h. Para as motos, o equivalente é 50 km/h. Um veículo a 100 km/h em um asfalto completamente molhado é praticamente um automóvel desgovernado.

 

Se aquaplanar…

Mesmo com todos os cuidados, sempre há a possibilidade de acontecer. Se o seu veículo começar a aquaplanar, duas coisas são essenciais: não acelere e não freie. Essas coisas farão com que você perca ainda mais o controle.

O ideal é simplesmente tirar o pé do acelerador e deixar que, com a distância, o veículo vá aos poucos perdendo a velocidade e você retome o controle. É claro que, para evitar tudo isso, o essencial é ficar atento ao velocímetro.

 

Fonte: UOL

Categoria: Dicas e Informações

Comentários