Aplicativos que melhoram a vida dos cidadãos

Publicado em: jun 10 2016 por admin

Qualquer coisa que seja criada para melhorar nossa vida é bem vinda, certo? Não é complicado encontrar aparelhos que nos deixam mais tranquilos dentro de casa: home theaters, lâmpadas inteligentes, sistemas de monitoramento, etc. Mas também existem iniciativas para melhorar nossa experiência nos ambientes urbanos.

Ao redor do mundo, alguns aplicativos de celular foram criados para esse fim. No Brasil, uma iniciativa em específico tem chamado bastante atenção de usuários e prefeituras: o Colab.re.

Colab

Foto: reprodução / CondominiosVerdes

 

Eleito pelo concurso AppMyCities 2013 como o melhor aplicativo urbano do ano, o Colab procura criar uma espécie de gestão colaborativa entre cidadãos e prefeituras, a partir da participação de ambos na tentativa de informar eventos e dificuldades em diferentes áreas da cidade. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

O app consiste numa simples plataforma onde o usuário tem três principais possibilidades de interação: reportar algum acontecimento urbano; sugerir alguma melhoria; e avaliar serviços públicos.

 

Interface Colab

Foto: reprodução / ArchDaily

 

A eficiência da interação do usuário depende da relação com a prefeitura da cidade. Se ela também estiver vinculada ao aplicativo, recebendo as reclamações, é possível que os responsáveis pela administração pública tenham conhecimento do problema e possam apresentar justificativas, informar o usuário do andamento da resolução do problema, além de poder avisar os cidadãos sobre outros acontecimentos na cidade.

Problemas referentes à mobilidade urbana, segurança e infraestrutura são os relatos mais comuns entre os usuários. Cidades como Curitiba, São Paulo, Niterói, Porto Alegre, Santos, entre outras, têm suas prefeituras vinculadas ao aplicativo, recebendo e relatando informações sobre as respectivas cidades.

Assim como a Sigma Home faz, aplicativos como o Colab utilizam a tecnologia como ferramenta para melhorar as condições de vida das pessoas. Que tal dar uma chance?

 

Fonte: ArchDaily, G1

 

 

 

Categoria: Sigma Home

Comentários