A história do grande prêmio do Brasil

Publicado em: nov 12 2015 por admin

Neste fim de semana, acontecerá o GP do Brasil de Fórmula 1, mas o campeonato mundial já tem seu campeão. Lewis Hamilton foi tão superior aos seus adversários que, três provas antes do fim da temporada, já conquistou seu terceiro título mundial. Mesmo assim, a corrida brasileira é sempre uma das mais aguardadas da temporada, seja por pilotos, mecânicos ou torcedores. Isso porque, o autódromo de Interlagos é altamente desafiador, e a história conta que as provas em pistas brasileiras propiciam fortes emoções.

 

Como já dissemos aqui, em nossa matéria especial sobre o circuito de Interlagos, nem sempre o GP Brasil foi disputado em São Paulo. Por problemas estruturais, o autódromo deixou de receber a corrida por alguns anos, e foi na década de 80, em Jacarepaguá, que Ayrton Senna e Nelson Piquet apareceram para a massa brasileira, mas já já falaremos mais sobre esses dois.

 

A gloriosa jornada do GP Brasil de Fórmula 1 começou em 1972, quando a lenda do esporte brasileiro, Emerson Fittipaldi, convenceu os organizadores da categoria a trazerem uma corrida para as terras tupiniquins. A edição disputada foi em Interlagos, e vencida pelo argentino – isso mesmo, ar – gen – ti – no! -  Carlos Reutemann (querem uma boa notícia? Essa prova não valeu pontos para o campeonato).

 

No ano seguinte – dessa vez valendo – não teve para ninguém: Emerson Fittipaldi subiu ao posto mais alto do pódio e se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1 em casa. Já em 1975, ele ficou em segundo lugar, mas cravou a primeira dobradinha brasileira da história, ao lado de José Carlos Pace. Essa foi a única vitória de Pace, que veio a falecer em 79. Como homenagem, o autódromo de São Paulo recebeu o seu nome.

pace e fittipaldi

Pace comemora a vitória no GP Brasil. Ao seu lado, Emerson Fittipaldi, segundo colocado. Foto: Globo Esporte

 

Agora sim, chegou a hora de falarmos sobre Piquet e Senna. Uma das cenas mais inesquecíveis da história da prova aconteceu em 1986, eles subiram ao pódio juntos, em Jacarepaguá. Piquet venceu a prova e Senna, ainda muito jovem, conseguiu a façanha de levar sua Lotus (aquela preta com dourado, um clássico!) até o segundo lugar. No alto do pódio, os desafetos eternos ergueram juntos a bandeira brasileira.

 

senna e piquet

Foto: Reprodução / Flatout

Em 1991, Senna, que já era bicampeão mundial, venceu pela primeira vez em sua casa, pertinho de sua torcida, que o idolatrava. E como tudo o que conquistou em sua carreira, não foi fácil! Ele liderava a prova com uma grande distância para o segundo colocado, Riccardo Patrese, quando sua McLaren teve problemas, e ele começou a perder suas marchas. O próprio Senna explicou a situação:

 

“De repente, perdi totalmente a quarta (marcha), faltando 20 voltas para o final. Comecei a sentir dores no pescoço, no ombro e nos braços. Aí de repente, fiquei sem a quinta e a terceira (marchas). Nada funcionou, faltando sete, oito voltas para o final.”.

Depois de muita luta, Senna cruzou a linha de chagada em primeiro lugar, seguido de perto por Patrese. Aquele foi um dos grandes momentos da história do automobilismo.

 

Mais recentemente, outro brasileiro protagonizou momentos de grande emoção no GP Brasil: Felipe Massa venceu em 2006, após pedir para a Ferrari deixá-lo correr com um macacão das cores da bandeira do Brasil, substituindo o tradicional vermelho.. O pedido inusitado deu certo, e 13 anos depois da última vitória de Senna no país, ouviu-se o hino nacional em Interlagos, ao fim de uma prova da mais famosa categoria do mundo das corridas.

 

Dois anos depois, Massa disputava o título contra o inglês Lewis Hamilton: Ele precisava de uma combinação de resultados que envolvia vencer a prova e torcer para que Hamilton ficasse, no máximo, em sexto lugar. E quando ele cruzou a linha de chegada, esse era o cenário. Massa em primeiro, Hamilton, desesperado, em sexto, atrás de Timo Glock, da Toyota. Glock já não tinha um bom carro, e estava fazendo milagres em o manter na pista, com seus pneus de pista seca, sob muita chuva. Na curva final, ele não resistiu. Hamilton assumiu o quinto lugar e tornou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez.

felipe-massa-interlagos

As histórias do GP Brasil podem ser contadas inúmeras vezes, e ainda assim serão emocionantes. Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo o que de melhor acontece na Fórmula 1 e no mundo automobilístico.

 

Fontes: Papo de Homem, Grande Prêmio UOL, Flatout

 

Categoria: Curiosidades
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