5 curiosidade sobre motor flex

Publicado em: jan 14 2016 por admin

O motor flex foi uma novidade que inovou o mercado automobilístico, funcionando com qualquer proporção na mistura de gasolina e etanol, armazenados no mesmo tanque. Mesmo já sendo bastante popular, ainda existem diversas dúvidas e mitos não esclarecidos sobre o funcionamento do motor flex. Confira algumas curiosidades:

flex

1. Rendimento

A tecnologia do motor flex permite que ele tenha o mesmo rendimento, seja com gasolina, álcool ou ambos os combustíveis misturados em qualquer proporção, ele é adaptado para suportar todas essas informação sem efeitos colaterais físicos. O flex é justamente referencial ao flexível, caso venha a haver falhas, certamente estarão relacionadas ao uso de combustíveis de qualidade ruim ou adulterados.

No motor flex, a injeção eletrônica é a responsável por essa possibilidade, pois é ela que identifica qual combustível está sendo mandado para o motor e adapta todo o sistema para um funcionamento perfeito.

 

2. Vício

Não, o motor não vicia. Por mais que você use apenas gasolina e depois de algum tempo decida trocar para o álcool, por exemplo, o motor flex tende a se adaptar ao novo combustível, isso pelo fato de todo o sistema adaptar o motor ao combustível que está sendo utilizado, isso inclui seu consumo e potência, conseguindo assim manter o melhor desempenho possível.

Apenas no caso de troca completa é que se recomenda rodar por aproximadamente dez minutos com o novo combustível antes de desligar o carro, pois nesse tipo de troca, quando, por exemplo, a gasolina acaba e você decide encher o tanque com álcool, o motor precisa desse pequeno espaço de tempo para se adaptar por completo as novas composições que estão sendo enviadas.

A mistura dos dois combustíveis é a prática mais comum, pois permite que você use o melhor e cada uma deles, sendo que a gasolina possui maior autonomia e menor potência no motor, o que é compensado pelo álcool que tem maior potência no motor e menor autonomia.

 

3. Primeira vez

Saiba que o motor flex não precisa ter o seu primeiro abastecimento exclusivamente de gasolina ou etanol, ele irá responder igualmente a ambos os combustíveis de maneira individual ou juntos.

 

4. Durabilidade

O motor flex possui a mesma durabilidade de um motor comum, a diferença está na maneira como funciona. Ao contrário do que se pensa, apesar do etanol ser um combustível corrosivo, o flex é projetado com resistência para suportá-lo sem qualquer problema.

 

5. Economia

Qual combustível utilizar para economizar é uma variável um tanto quanto complicada. Como o valor da gasolina costuma ser superior, as vezes compensa manter o etanol em maior quantidade, mas também deve ser considerado a quantidade de quilômetros que cada combustível consegue rodar e se realmente compensará abastecer com um ou outro, ou encontrar um balanço equilibrado entre as duas opções.

Categoria: Curiosidades
Tags: , , ,

Comentários