03 curiosidades sobre a história da indústria automobilística

Publicado em: nov 13 2015 por admin

Desde os primórdios da indústria, os carros sempre foram uma das grandes paixões nas sociedades desenvolvidas. O sonho de guiar um objeto que ultrapassasse, de longe, a velocidade de um ser humano, sempre inundou os devaneios dos homens do começo do século passado.

 

Desde então, muita coisa aconteceu na indústria automobilística, e em meio a tamanha evolução, é claro que algumas curiosidades aconteceram e podem ter passado desapercebidas pela maioria das pessoas, mas não para nós!

Conheça 03 curiosidades sobre a história da indústria automobilística que provavelmente você não sabia:

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

01 – Qual foi o primeiro carro a ultrapassar a barreira dos 100km/h?
Hoje em dia, muitos carros esportivos tem motores tão potentes que chegam a bater os 400km/h, mas é claro que nem sempre foi assim. No início, era muito difícil  para os fabricantes de carros aumentarem a potência de seus motores, e por isso a barreira dos 100km/h demorou para ser superada.

 

Para se ter uma ideia do ritmo do tráfego da época, em 1900 a velocidade máxima permitida em vias públicas era de 13km/h. Consegue imaginar?

Mas desde esse tempo, os veículos de competição sempre estiveram muito a frente dos de passeio, e em 1902, um MORS atingiu a marca dos 127 km/h, pulverizando qualquer recorde de velocidade anterior.

 

Daí para frente, foi um pouco mais fácil.  Dois anos depois, o visionário Henry Ford já guiava seu próprio automóvel a quase 150km/h.

 

02 – Qual o primeiro carro a chegar no Brasil?
O primeiro automóvel trazido ao Brasil foi um Daimier a vapor, em 1893. O mais interessante sobre esse fato é que o responsável pela importação da engenhoca foi Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto (o pai da aviação). Gostavam de adrenalina os irmãos Santos Dumont, hein?

 

03 – Qual o significado das diferentes cores nas placas de carro?
Quando você anda pelas ruas e observa as placas dos carros, logo percebe que existem várias cores diferentes. Você já se perguntou o que cada uma delas significa?

 

Cinza Automóveis particulares
Branca Automóveis oficiais
Vermelha Veículos de aluguel (ônibus, caminhões e lotações)
Azul Carros em teste de montadoras
Com as letras CC, são de consulado
Verde Carros usados por oficinas e lojas em test drives
Verde e amarela Veículos de autoridades federais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Preta Modelos antigos originais, em geral de colecionador

 

 

A Sigma Car está sempre atenta às novidades do mercado automobilístico, mas também sempre buscamos conhecer mais sobre sua história.

Siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas essas novidades.

Categoria: Sem categoria
Tags: , ,

Comentários