Você sabe trocar os pneus do carro sozinho?

Publicado em: jan 20 2020 por admin

Quem já teve um pneu furado sabe o incômodo que isso pode ser quando não se sabe realizar a troca. Diversos são os motivos que podem danificar um pneu, entre eles, podemos citar: buracos nas ruas, objetos espalhados pelas vias (como pedras pontiagudas) e até mesmo o desgaste natural do item.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você não fique na mão, seja na cidade ou na estrada. Confira a seguir!

 

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Estacionando o veículo

Assim que você notar que o pneu está danificado, acione o pisca alerta e busque uma área plana – para que o carro não deslize – e com o mínimo de movimento possível estacione o automóvel. Feito isso, não se esqueça de utilizar o triângulo para sinalizar aos outros motoristas que o carro precisa de reparos.

 

Preparando o carro

É essencial que, antes mesmo de descer do automóvel, você puxe o freio de mão e, caso o câmbio for manual, o coloque em primeira ou em marcha ré. Outra boa dica é colocar objetos pesados (como uma pedra) para evitar que o veículo se locomova.

 

Estepe e macaco

Com o carro devidamente estacionado e garantido que não irá se movimentar, chegou a hora de erguer o carro para troca. Para isso, pegue o macaco e o coloque sob a lataria – é importante sempre encaixá-lo na canaleta do carro, já que essa parte foi projetada para isso.

Caso você tenha alguma dúvida, consulte o manual, ele será um grande aliado nessa jornada.

 

Levantando o carro

Com o macaco devidamente encaixado, gire-o em movimento horário até que o carro esteja firmemente apoiado, sem levantar o acessório do chão. Não se esqueça de deixar o macaco em posição ereta ao chão.

 

Calota e parafusos

Chegou a hora de tirar a calota e afrouxar os parafusos. Para isso, gire a chave de roda no sentido anti-horário para deixar os parafusos soltos – não os desprenda totalmente. Quando o pneu se desprender, e estiver em contato com o chão, será mais fácil retirar a calota.

 

Preparação para trocar os pneus

Para que o pneu murcho seja retirado e o estepe devidamente encaixado, será preciso levantar um pouco mais o veículo – utilize o macaco novamente para isso. Certifique-se de que o item esteja estável, caso contrário, desça o macaco e repita o procedimento.

 

Retirando o pneu

Após ter levantado o macaco, gire os parafusos até que eles soltem o suficiente para serem removidos. Uma boa dica é, após remover o pneu furado, colocá-lo embaixo do veículo, isso fará com que ele sirva como um amortecedor para carro.

 

Estepe no eixo

Encaixe o estepe no eixo, de modo que as cavidades dos parafusos fiquem alinhadas. A válvula da câmara de gás deve estar sempre virada para fora, e nunca na direção do automóvel.

 

Apertando os parafusos

Encaixe os parafusos e dê uma volta em cada um (com auxílio da chave de roda) para prendê-los. Feito assim, aperte-os até o fim de modo que todos estejam iguais. Quando o carro estiver no chão, aperte mais uma vez os parafusos.

 

Finalizando o processo

Depois de todo esse procedimento, baixe o macaco, retire-o e coloque a calota no lugar. Guarde o pneu furado no porta-mala e depois leve-o ao borracheiro – o estepe não deve ser utilizado por muito tempo para não danificar o automóvel.

 

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