Você conhece a tecnologia 4K e como ela funciona?

Publicado em: set 14 2016 por admin

Hoje em dia, sabemos que as TVs Full HD conseguem nos dar uma qualidade excepcional de imagem e fazer com que nossos filmes prediletos se tornem ainda mais interessantes. Agora, imagine uma tecnologia que dobra a capacidade desses televisores?

O 4K, também chamado de Ultra High Definition (ainda maior que Full HD), se refere, principalmente, à uma ampliação na resolução das reproduções em alta definição. A tecnologia permite a criação de TVs ainda maiores, mantendo a qualidade da imagem. Durante a Copa do Mundo de 2014, pudemos notar algumas dessas televisões nas lojas.

tecnologia-4k

Foto: reprodução / Chapteron

 

Como funciona

Você lembra do que são pixels? São os pontinhos de cores luminosas responsáveis por formar as imagens transmitidas em telas. Esses pequenos elementos são o que dá o diferencial do 4K: um Full HD consegue ter resolução máxima de 1920 x 1080 pixels, já o 4K nos leva a impressionantes 3840 x 2160 pixels (mais de 8 milhões de pixels numa tela).

Lembre-se: quando falamos de quantidade de pixels, estamos principalmente nos referindo a capacidade de um monitor de reproduzir imagens em alta qualidade dentro de um tamanho específico.

Sendo assim, as telas de cinema ganham muito com o 4K, já que a tecnologia ajuda (e muito) a resolver aquele velho problema das imagens “granulada” das telas de cinema. Com uma quantidade maior de pixels, a imagem fica melhor definida.

 

Avanços

O 4K estimulou o aparecimento de televisores bem maiores, que nos levam à uma verdadeira experiência de cinema. O tamanho mínimo para um televisor que propicie uma qualidade de imagem à altura é de 85 polegadas.

 

Complicações

Infelizmente, por ser uma tecnologia recente, o preço de dispositivos com tecnologia 4K ainda são altos, principalmente pelo custo de produção. Além disso, a reprodução de mídias desse tipo precisa ser feita em blu-rays ainda pouco disponíveis no mercado, dada a sua pouca utilização e custo.

Outro fator também se torna uma complicação: o tamanho dos arquivos de mídia em 4K. Por ter uma resolução altíssima, vários Gigabytes são necessários para comportar poucos minutos de vídeo em 4K, algo que limita a reprodução da mídia.

 

Boas expectativas

A expectativa, porém, é que a tecnologia se difunda e fique cada vez mais acessível. Uma novidade, de início, sempre acaba sendo cara. Você lembra do preço dos primeiros aparelhos de DVD? Pois é.

Também, o desenvolvimento do 4K estimula o aparecimento de reprodutores de mídia com maior capacidade, bem como de salas de cinema com imagens ainda melhores. Podemos acreditar que avanços maiores ainda virão.

 

E se você deseja transformar sua casa em uma verdadeira sala de cinema, pode contar com os projetos da Sigma Home. Nossos projetistas estão preparados para garantir a sua diversão!

 

Fonte: OficinadaNet, InfoEscola.

 

 

 

 

 

Categoria: Sigma Home

Comentários