Vai trocar as rodas originais do seu carro? Saiba os cuidados

Publicado em: abr 14 2021 por admin

Você também brilha os olhos quando olha para as várias opções de roda em lojas automotivas? A gente conhece bem essa sensação. E se você está pensando em trocar as rodas originais do seu carro, é preciso saber de alguns cuidados antes de tudo.

Qual o problema com trocar as rodas originais?

É importante saber que é totalmente possível substituir as rodas originais por modelos diferentes, maiores ou menores, de outro material ou aparência. O importante é seguir as especificações para que o veículo não sofra com a troca.

Comprometer a dirigibilidade é o principal problema que você pode ter utilizando um modelo de roda ruim. Isso porque, quando o carro é criado, a relação entre rodas e o resto da estrutura do veículo envolve dimensões e limites bem específicos que precisam ser respeitados.

Se você colocar uma roda grande demais no seu carro, por exemplo, isso vai travar a caixa de roda e gerar mais força e atrito que vão atrapalhar o trabalho da suspensão. Ou seja, sua pilotagem fica pior e sua segurança pode ser afetada na estrada.

No caso de uma roda grande, ela pode até raspar no para-lama sem que você perceba imediatamente. Além de prejudicar também a segurança, a estrutura interna também fica prejudicada.

A velocidade e desempenho também mudam. Às vezes, o carro não consegue entregar todo o desempenho do motor quando está com rodas inadequadas. Em outro caso, o velocímetro está mostrando a velocidade “errada”, já que o cálculo da velocidade é feito com base nas especificações originais do carro.

Leia também: Saiba tudo sobre seu novo jogo de rodas

De olho no pneu novo

É preciso atentar também às características do próprio pneu novo. É preciso seguir as indicações de carga e velocidade, que indicam o peso que o veículo sustenta, segundo seu fabricante. Elas estão escritas nas laterais dos pneus originais e no próprio manual.

E também no manual

E falando em manual do veículo, a melhor coisa a fazer é segui-lo. Na dúvida do que fazer, o manual sempre vai indicar o que é permitido e o que não é. No caso de troca de rodas, muitos deles indicam o limite do tamanho das rodas que o carro pode receber, tanto maiores quanto menores.

Rodas no tamanho certo

O teste final depois de uma troca de rodas é feito no volante mesmo. O motorista deve girar ao máximo para verificar se elas não tocam no para-lamas. Isso não será um problema caso todos os outros critérios sejam seguidos.

Compre rodas em lojas confiáveis

Não importa se são rodas originais ou não, na hora de comprar é importante recorrer aos centros automotivos de confiança, como a SIGMA

O principal motivo é que esses lugares especificam muito bem as características do produto, então você sabe todas as especificações da roda e se ela é a escolha ideal para o seu carro.

E agora que você chegou até aqui, que tal dar uma olhada em nossas opções de roda? Temos várias opções entre rodas originais e totalmente personalizadas. Faça esse upgrade!

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma
Tags: , , , , , , , , , ,

Comentários