Tipos de pneus que podem reduzir o consumo de combustível?

Publicado em: jan 26 2016 por admin

É claro que o motorista quer que os seus pneus estejam bem aderentes quando rodar nas pistas, isso melhora a performance em curvas, frenagens e a resposta do veículo quando necessário, como por exemplo, em caso de aquaplanagem. Porém é essa mesma aderência que mantém o esforço e resposta do carro até em pista reta, logo quando você menos quer que ele fique agarrado ao chão, e isso pode ser um dos fatores determinantes na hora de avaliar os gastos com combustível. Os pneus usam adesão mecânica e molecular para manterem a aderência à pista, sendo que a mecânica é a que possibilita a adaptação e maleabilidade dos pneus às imperfeições da pista, e a molecular é a tendência de dois materiais distintos se aderirem em nível molecular.

pneu

Adesão

Levando em conta a adesão mecânica e molecular, saiba que os pneus do carro funcionam de tal maneira que quanto melhor a qualidade e durabilidade do material, além do tempo de uso, as respostas do veículo serão maiores, assim como seu movimento sobre a pista, o que também influência no consumo menor de combustível.

Tamanho

O tamanho do pneu é outro fator na hora do consumo. Pneu mais curto e estreio aumenta a economia, sua superfície de contato reduz o tamanho da área de contato por ser mais estreita, reduzindo assim a adesão mecânica e molecular. Sendo assim, menor a quantidade de borracha em contato com a pista, maior o desempenho. O pneu menor também é mais leve. Quando o pneu é maior, ele exige mais energia do motor, sendo assim, o gasto de energia é maior para suprir o necessário que é pedido pelo pneu, assim como o combustível. É preciso considerar que o tamanho do pneu só influência diretamente no uso em áreas urbanas, diferente do uso em estradas devido as condições adversas.

Pensando na aderência à pista, o pneu de perfil baixo, com paredes laterais curtas, deforma menos ao receber a carga da superfície, ao contrário do pneu mais alto. O diâmetro externo do pneu tende a ser mantido o mais próximo possível do formato da roda justamente para evitar excesso e aumentando assim a economia do consumo de combustível.

Sulcos

Não só as dimensões físicas do pneu influenciam em sua aderência, portanto no consumo, como também os desenhos dos sulcos. Se pensarmos de uma maneira ilustrativa, os sulcos mais largos e laterais, que contemplam de um lado ao outro do pneu, agem sobre as imperfeições da pista, forçando seu movimento para frente, e os sulcos longitudinais agem, ao longo da circunferência do pneu, criando uma redução da quantidade do pneu que entra em contato com a superfície, diminuindo assim a resistência do movimento e das adesões mecânica e molecular.

 

Os pneus influenciam diretamente no consumo de combustível, mas independentemente do tipo de pneu que você usa, é sempre bom exercitar outras maneiras, além das já citadas, para economizar no combustível e aproveitar o melhor do seu carro. Agora que você já sabe de tudo isso confira os pneus disponíveis aqui na Sigma e escolha o melhor para o seu automóvel.

Categoria: Curiosidades
Tags: , ,

Comentários