Conheça o tipo de óleo para carro mais indicado para o seu motor

Publicado em: jul 24 2020 por admin
motor automotivo

Imagem: Unsplash

Existem alguns fatores que você precisa conhecer antes de fazer a troca do óleo do seu carro

O óleo e o filtro são itens indispensáveis para o bom funcionamento do seu carro, por isso sua troca periódica é fundamental, de acordo com o tempo que estão no motor, ou pela quilometragem percorrida.

Todo motorista está atento, ou pelo menos deveria estar, ao tempo ou à quilometragem para a troca desses elementos. Mas tem outro detalhe que é necessário saber na hora da troca: o tipo correto do óleo.

Antes de mais nada, é legal explicar para que servem o óleo e o filtro no mecanismo dos veículos e qual a importância deles para um funcionamento regular do carro.

O óleo do motor serve evita que resíduos prejudiquem seu funcionamento normal, protegendo todas as peças internas e garantindo a boa fluidez de todo o conjunto. Um motor de carro é um conjunto de peças metálicas que se encostam o tempo todo quando estão funcionando. O óleo é responsável pela formação de uma película lubrificante, que mantém o contato das peças sem desgaste excessivo, regula a temperatura, elimina as impurezas, protege contra corrosão e muito mais.

Por exemplo, quando as paredes do cilindro e os pistões do propulsor estão ativos, eles necessitam de uma lubrificação constante para que o processo de gripagem não ocorra e prejudique a vida útil do motor. Por isso, é tão importante usar o tipo certo de óleo e filtro para cada carro, além de sempre trocar no momento certo.

Já o filtro de óleo – cuja troca se recomenda que seja feita sempre junto com o óleo – serve para eliminar as impurezas produzidas a partir do funcionamento normal do motor.

E como escolher o óleo correto para meu veículo?  

Depois de saber pra que serve e a importância de deixar sempre em dia o óleo e filtro do seu carro, é preciso saber que tipo de produto usar. Um produto diferente daquele indicado para o seu motor pode fazer seu carro ficar menos econômico e não ter um funcionamento adequado, tornando sua vida útil menor.

A primeira informação que você precisa ter em mente na hora da troca é o tipo do líquido: mineral, sintético ou semissintético. 

O óleo mineral é uma tecnologia mais antiga e tem um preço mais acessível. Ele é composto basicamente por petróleo e aditivos. Já o sintético é uma tecnologia bem mais nova e é necessário um investimento um pouco mais alto na hora de escolher, isso porque os sintéticos são apontados pelos especialistas como a melhor opção, pois pode trazer economia de combustível, preservação do motor de arranque e da bateria, maior redução de desgaste das peças e maior vida útil do motor.

Lembrando que em carros populares essa economia de combustível pode não ser tão significativa, ficando a critério do usuário a escolha do tipo de óleo. Uma boa opção nesse caso pode ser a escolha do óleo semissintético.

Outro detalhe, que na verdade é o mais importante, é a viscosidade do óleo. Medida a partir da nomenclatura “W”, que significa winter, em português inverno. Quanto menor o “W”, mais fino o óleo é, e quando maior, obviamente, mais viscoso ele é.

Um óleo com a viscosidade 5 é quase igual a água, e um óleo 40, por exemplo, tem a viscosidade de mel. Óleos finos e de baixa viscosidade funcionam melhor para proteger as peças do motor em temperaturas frias. Já os mais espessos funcionam melhor para proteção das peças em alta temperatura.

É preciso também entender a atuação desses óleos para saber enfim qual a melhor escolha para o seu carro. Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais do que um 10W-30 nas temperaturas normais de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor. Isso é importante, pois os óleos de motor ficam mais espessos naturalmente à medida que esfriam, e ficam mais finos quando se aquecem.

Quando for o momento de escolher o filtro de óleo também não podemos deixar passar a qualidade do produto. Em média, os filtros têm a capacidade de absorver e eliminar 72% das partículas de sujeira detectadas. Porém, filtros mais baratos e de baixa qualidade podem chegar a eliminar apenas 40% desses resíduos, fazendo você e seu veículo terem dificuldades futuras.

Vale também ficar atento a outras condições que possam influenciar no funcionamento, como o tipo de combustível, a temperatura média onde você mora, o tempo que você fica com seu carro parado, e muitos outros fatores importantes que precisam ser levados em conta na hora da escolha desses produtos.

A Sigma existe para que você e seu veículo tenham o melhor cuidado. Estamos prontos para te ajudar no que for preciso e fazer com o que o seu carro esteja sempre funcionando da melhor forma possível.  Clique aqui para acessar nosso site e conferir as novidades, ou fale conosco pelo WhatsApp para marcar um horário ou tirar dúvidas.

Categoria: Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações
Tags: , , , ,

Comentários