Ter um kit gás no carro compensa?

Publicado em: mar 30 2017 por admin

Visitar um posto de gasolina para abastecer o carro geralmente não é uma tarefa divertida, principalmente por causa dos preços nas bombas. O valor relativamente alto do combustível faz com que muitos motoristas optem pelo gás natural veicular (GNV). Você já pensou nisso?

 

Foto: AdJoriSC

 

Existem prós e contras em escolher esse tipo de combustível para o veículo. Vamos dar uma olhada.

O primeiro fator é da economia de combustível. Comparando com o preço habitual da gasolina, a economiza com o uso do GNV varia entre 43% e 58%; já entre o gás e o etanol, a economiza é entre 44% e 66%. Os dados usados para a comparação são da Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás).

Os valores variam de posto para posto, Estado para Estado, mas é indubitável que o GNV acaba compensando mais nos quilômetros rodados, fazendo com que o motorista possa rodar até o dobro (comparado à gasolina ou ao etanol) com o mesmo investimento na bomba de combustível.

Algo que desmotiva quem pensa em instalar o kit gás é o preço dos equipamentos e da mão de obra. O investimento pode ser considerável, girando em torno de R$3,990. Esse valor refere-se à geração mais moderna do kit.

A compensação varia entre os motoristas, sendo mais eficiente para aqueles que costumam rodar longas distâncias constantemente. Para quem costuma rodar centenas de quilômetros por semana, por exemplo, o investimento passa a valer a pena entre um e dois anos depois.

Existem três principais fatores negativos para o GNV. Primeiro, podemos considerar a perda de potência, mesmo que baixa: com a última geração do kit gás,  o veículo pode ficar em média 3% menos potente. A perda de espaço no porta-malas também é outro fator, o que não é um problema tão grande caso o veículo for um sedã ou uma SUV. E há também a perda da garantia com a montadora, por isso é importante contatar a concessionária para saber mais detalhes sobre a instalação.

Por último, um ponto importante para aqueles que se preocupam com o meio ambiente é que o GNV é de fato menos poluente que a gasolina e o etanol. Ele emite cerca de 15 a 20% a menos de CO2 quando comparado com esses outros combustíveis, um número relevante.

E então, te ajudamos a tirar suas dúvidas? Continue acompanhando o blog da Sigma para mais informações úteis para você e seu veículo!

Com informações de AutoEsporte.

 

 

Categoria: Sem categoria

Comentários