Suspensão e cassação de CNH: quais as diferenças?

Publicado em: jan 20 2020 por admin

A suspensão da carteira de motorista, dada pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é aplicada quando o condutor atingir ou ultrapassar 20 pontos em um período de 12 meses ou cometer algum delito capaz de antecipar a pena, como dirigir alcoolizado, por exemplo – o que resulta em um ano de CNH suspensa.

Já a cassação ocorre quando o motorista tem a CNH suspensa e continua dirigindo ou por condenação judicial por delito de trânsito. Caso seja pego com a carteira cassada, o infrator terá que responder criminalmente pelo ato.

 

carteira_nacional_de_trânsito

O que fazer?

 

Quando você atinge 20 pontos na carteira, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), emite uma carta notificando a suspensão. Tendo esse documento em mãos, é dado um prazo para que a sua defesa seja apresentada ao processo administrativo de suspensão da CNH – existe um prazo para cada etapa de defesa, e essa deve ser respeitada e seguida corretamente.

Após o julgamento, o recurso deve ser apresentado à Junta Administrativa de Recursos de Infrações – se o processo for negado, é possível recorrer a defesa em última instância pelo CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

No caso desta também não ser aprovada, o cumprimento da penalidade começa a valer a partir do dia posterior da sentença.

Se o condutor optar por não recorrer a suspensão, essa começa a valer 15 dias após o término do prazo de recurso à JARI e CETRAN – é possível entregar a carteira antes desse prazo, e a suspensão começa a valer a partir da data de entrega.

 

Para recuperar a carteira de motorista suspensa ou cassada, é necessário realizar o curso de reciclagem, que é determinado pelo DETRAN do Estado em que o motorista mora.

Por isso, evite esforços desnecessários e respeite as leis do trânsito.

 

Você já conhece os nossos serviços? Clique aqui e saiba mais.

Categoria: Sem categoria

Comentários