Por que suspensão a ar não é comum e quais as alternativas

Publicado em: mar 27 2018 por admin

Muitas pessoas, geralmente quando são adolescentes, viram filmes (provavelmente americanos) e sonharam com ter um carro com suspensão a ar algum dia.

No entanto, por que isso sempre pareceu um sonho distante? Por que não vemos carros com esses sistemas em nosso dia a dia? Muitos deixaram de querer isso antes da idade de poder ter um carro chegar, outros só desistiram da ideia porque viram ela ser impossível mesmo.

Suspensão a ar - Sigma

Sistema de suspensão a ar instalado. Imagem: OffRoad24.

Por que não encontramos por aí

Hoje em dia, somente caminhões, ônibus e carros utilitários luxuosos e de grande porte possuem o sistema. Não encontramos suspensão a ar nos veículos de passeio, como os modelos de entradas e sedãs médios, por um motivo bem simples: são muito caros.

Pelo seu alto custo de aquisição e manutenção, sem falar no espaço que ocupam por baixo da lataria – algo que mudaria muito o design dos modelos mais comuns nas estradas -, a suspensão a ar só é encontrada em caso de maior necessidade ou luxo.

A instalação de um sistema em um carro varia de custo. O preço começa na casa dos dois mil reais (contando apenas com o custo das peças), mas algumas pessoas dizem que um sistema seguro e de qualidade custa cerca de dez mil reais.

Existe ainda a mão de obra e toda a regulamentação que precisa ser feita com os órgãos de trânsito para que o veículo possa rodar.  Enfim, é preciso ter bastante vontade de ter um sistema de suspensão a ar instalado.

Sistemas mais complexos e modernos, como o do Audi A8, possuem até motores na suspensão, que fazem com que cada roda possua independência para operar como for necessário. Nesse caso é possível ter até uma resposta rápida a um buraco, por exemplo, evitando que a roda tenha danos graves.

Possíveis soluções à suspensão a ar

Além da possibilidade de mudança de altura durante a rodagem, as maiores vantagens encontradas na suspensão a ar é o conforto e, para quem gosta, a possibilidade de andar com o carro mais rebaixado.

Uma solução mais barata e ainda eficiente são as molas esportivas. Desenhadas para trazer mais conforto e estabilidade ao mesmo tempo que rebaixam um pouco o veículo, elas são a solução para quem quer andar com mais estilo e segurança.

Quando você quiser saber mais sobre como as molas esportivas funcionam, converse com a Sigma! Muitos de nossos clientes nos procuram para deixar seus veículos de cara nova, inclusive modificando sua suspensão. Converse com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre como melhorar seu carro.


 

Com informações de Quatro Rodas.

Categoria: Carros Personalizados

Comentários