Você sabe se o sistema Start/Stop de seu veículo pode prejudicar a vida útil das peças?

Publicado em: fev 01 2018 por admin

O sistema Start/Stop, atualmente instalado em diversos carros vendidos no Brasil, inclusive em modelos mais populares, é famoso por facilitar a vida de motoristas. No entanto, esse sistema ainda traz certas dúvidas, já que a ignição automática pode dá a impressão de que a durabilidade das peças pode estar sendo prejudicada.

Sistema Start/Stop - Sigma

A  ideia desse prejuízo ao veículo existe porque algumas suspeitam que, como o carro liga e desliga “sozinho” constantemente, peças responsáveis por fazer o motor do carro iniciar estariam perdendo vida útil.

No entanto, segundo especialistas, esse sistema não atrapalha a durabilidade de peças do veículo e, na verdade, até conserva por mais tempo muitas outras, além de trazer economia no consumo de combustível.

Segundo o professor Roberto Bortolussi, do departamento de Eng. Mecânica do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP), não existem prejuízos para o motor porque o carro como um todo é projetado para se adequar ao sistema Start/Stop.

Como funciona o sistema Start/Stop

Em carros manuais e automáticos com o sistema Start/Stop, o motor de combustão é desligado automaticamente toda vez que o veículo pára. Se tiver câmbio manual, o veículo vai religar quando o motorista acionar a embreagem. No caso de câmbio automático, o motor religa quando o motorista tira o pé do freio.

O sistema Start/Stop não faz com que o carro funcione da mesma forma que um veículo comum. De início, existem sensores que indicam se o carro está ligado, se as rodas estão girando, como o motor e o freio estão sendo pressionados e exigidos e o estado da bateria. Todos esses sensores funcionam em conjunto com componentes e um software específicos para o sistema Start/Stop.

O funcionamento do carro e suas peças é redesenhado de forma a suplementar de forma necessária o tipo de exigência que o motor e a ignição sofrem. As principais mudanças estão na bateria e no motor de partida.

Os sensores mais importantes para saber o momento exato de ligar o veículo e economizar bateria são: sensor de monitoramento da bateria (BMS), sensor da alavanca seletora do câmbio e, eventualmente, a presença de um sensor adicional na embreagem ou acelerador e sensor de pressão de freio.

Há economia com o sistema Start/Stop?

O chefe do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, Diego Riquero Tournier, afirma que o sistema Start/Stop contribuiu para a redução do consumo de combustível em até 15%, além de contribuir para a redução de CO2.

Não utilizando a combustão inicial como um fator para fazer o motor funcionar, além de combustível, a economia também passa para as peças. Velas, injetores, válvulas, bomba de combustível e outros itens responsável pela ignição de um veículo comum mantém sua vida útil por mais tempo em carros com sistema Start/Stop, já que são menos utilizados.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona esse sistema? A Sigma está sempre atrás de informações úteis para os interessados no mundo dos automóveis. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e notícias!

 

 

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