Sistema automático de chamadas de emergência será obrigatório na Europa

Publicado em: abr 30 2015 por admin

O parlamento europeu decidiu nessa última terça-feira (28) que todos os automóveis leves que circulam no continente serão obrigados a implantar o E-Call, um sistema automático de chamadas de emergência.

Conectado aos sensores do carro, o E-Call é programado para enviar uma chamada de emergência para o serviço de socorro (112) no momento exato da colisão. Com a obrigatoriedade, o parlamento inglês espera reduzir pela metade o tempo que a ambulância leva para chegar em acidentes na zona rural e em 60% em áreas urbanas.

Só em 2014, cerca de 25 mil pessoas morreram em acidentes nas estradas européias. Ao todo, a União Europeia tem 500 milhões de habitantes, enquanto o Brasil, com 200 milhões de habitantes, registrou um número muito de mortes no trânsito muito mais alto, em 2014, mais de 40 mil pessoas faleceram em acidentes no território nacional.

Enquanto a tecnologia E-Call se torna obrigatória na Europa, no Brasil, tecnologias similares já existem, mas ainda não funcionam perfeitamente. Desde 2012 a Volvo passou a disponibilizar uma central própria para atender aos chamados de seus carros, enquanto o Novo Ford Ka possuí o sistema Emergência Sync, que precisa estar conectado a um smartphone, via Bluetooth para que a chamada ao 192 seja efetuada.

O E-Call europeu não precisa estar ligado a nenhum dispositivo móvel, a localização do carro ‘é enviada via GPS as centrais de resgate, e o atendente mais próxima envia um chamado viva-voz ao carro. Caso o chamado não seja atendido, automaticamente é enviada uma ambulância ao local.

ecall_process

Foto: Reprodução/europe.eu

Existe também um botão SOS instalado no volante do carro, assim, presenciando um acidente, o motorista também pode chamar o socorro.

Fique por dentro de todas as novidades do mundo automotivo aqui na Sigma Car, temos peças e acessórios para você turbinar sua máquina e deixá-la do jeito que você sempre sonhou.

Fonte AutoEsporte

 

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários