Setor automotivo: tendências para os próximos 5 anos

Publicado em: ago 20 2020 por admin
setor automotivo

Imagem: Unsplash

Quais serão as mudanças no setor automotivo para os próximos anos? Confira a seguir!

Vamos lá! Podemos dizer que as principais tendências previstas para o mercado até o ano de 2025 são praticamente estas: carros 100% autônomos, com foco no design e nos serviços oferecidos.

Essa previsão vem de um estudo organizado pela Cognizant, para os próximos 5 anos. A pesquisa ainda diz que o modelo de negócios com bases nos serviços e na experiência do consumidor é a grande proposta para as montadoras começarem a se adaptar.

O modelo, que antes vinha do fornecedor para a montadora, da montadora para a concessionária e, por fim, da concessionária para o consumidor, terá um novo sistema conectando totalmente todas as partes. Isso incluirá startups, empresas de infraestrutura e de sistemas de mobilidade e conectividade, como também empresas de utilitários. A diferenciação prevalecerá entre as empresas nos próximos anos.

O estudo ainda prenuncia a baixa do interesse das pessoas na propriedade, e um aumento nas habilidades autônomas. Ou seja, será preciso estar antenado na experiência do usuário e na inovação.

Veículos autônomos populares

A Cognizant ainda diz que a popularização dos veículos autônomos será a grande tendência até 2025 para o setor automotivo. A liderança no mercado será marcada pelo jeito em que a montadoras trabalharão com a inovação, tanto nos produtos quanto nos serviços oferecidos ao consumidor em sua rota. Assim, essas novas empresas presentes no ecossistema automotivo serão pertinentes para a oferta de inovações.

Isso transformará a experiência do usuário do automóvel no momento de utilizá-lo em seus trajetos, como também trata-se de grandes novidades para a sociedade no geral. Com novos produtos a serem desenvolvidos, o setor automotivo aumentará os serviços de mobilidade focados neste novo paradigma.

Isto é, a tendência será de se prezar por acessórios que facilitem a leitura de notícias no celular, por exemplo, ao invés do ato de dirigir. Em outras palavras, o foco das pesquisas para as otimizações se voltará para a maneira em que o usuário aproveitará o seu tempo dentro do carro.

Personalização

Tendo como principal objetivo levar o usuário de um lugar ao outro, as outras mudanças do setor automotivo serão em relação ao entendimento do seu propósito. Além disso, a personalização também estará em alta quando falamos de recreação.

Com isso, o carro deverá atender a necessidades específicas do usuário em questão. Por exemplo: alguém que só precise se locomover, não precisa de um carro tamanho família, não é mesmo?

O advento da mobilidade compartilhada junto dos serviços de veículos autônomos farão essas questões crescerem ainda mais. Por isso, o setor automotivo deverá se preparar para oferecer veículos que se destaquem em funções específicas e necessárias, para que o consumidor possa realmente sentir interesse de adquirir um automóvel. O foco no propósito e o compartilhamento serão grandes influenciadores para as mudanças das montadoras.

Enquanto o mercado do setor automotivo projeta suas ações para um futuro de autonomia automobilística, claro, ainda existem aqueles que amam dirigir e se sentir no controle do volante. Estes consumidores não devem ser esquecidos. Então, será necessário encontrar uma harmonia entre essas duas demandas, principalmente levando serviços de valor a esses consumidores tradicionais.

Montadoras renovadas

Os sistemas de compartilhamento de carros trarão grandes mudanças para os negócios, principalmente para as montadoras. Isso sugere um declínio muito forte na aquisição de veículos próprios para os próximos anos. Os grandes centros urbanos, principalmente, tenderão a escolher os serviços de carros autônomos compartilhados.

Sendo assim, as montadoras terão de focar em vários consumidores finais e no relacionamento entre eles, ao invés de focar em apenas um. A solução será oferecer serviços ou aplicações customizados e personificados. O usuário consumidor destes próximos 5 anos dará muito mais valor na experiência que terá ao longo de seu trajeto e, mais ainda, na experiência de mobilidade.

O que você acha que poderá acontecer no setor automotivo nos próximos 5 anos? Compartilhe com a gente nos comentários! E, em caso de qualquer dúvida, é só falar com a gente! Estamos ansiosos para lhe atender.

 

Categoria: Carros Personalizados, Lançamentos
Tags:

Comentários