Se depender da Uber, carros voadores estarão disponíveis em até 10 anos

Publicado em: fev 22 2018 por admin

Não faz muito tempo que serviços de carona pagos como o Uber revolucionaram a forma com que encaramos os veículos dentro da cidade. Se depender especificamente dessa empresa, logo estaremos no momento de revolucionar os ares também.

Já falamos aqui no blog que existem diversas empresas desenvolvendo tecnologias que deverão fazer com que os veículos sobrevoem nossas cidades em um futuro próximo. No entanto, o presidente executivo da Uber deu um prazo para que isso aconteça: até 2026.

Carros voadores - Sigma

Estimativa de como devem ser os VTOLs. Imagem: reprodução / The Verge.

Carros voadores num futuro próximo?

As pequenas aeronaves devem ser chamadas de VTOL e irão compor uma classe de serviços chamada Uber Elevate. Elas devem ser totalmente elétricas, levantar voo verticalmente e atingir a velocidade de até 160 km/h. Segundo a própria Uber, as naves seriam capazes de encurtar uma viagem de duas horas para 18 minutos.

A estimativa da empresa é que, de início, humanos sejam responsáveis por sobrevoar as pequenas aeronaves, mas a intenção da Uber é tornar esse serviço totalmente autônomo. Para embarcar e deixar os passageiros em seus destinos, os VTOLs deverão utilizar heliportos.

O presidente executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, fez suas estimativas de tempo do lançamento do VTOL mas não afirmou que a empresa estaria já realizando esforços para desenvolvê-los. Nos próximos anos, esse deverá ser o meio de transporte urbano mais barato e eficiente, de acordo com a própria Uber.

Várias perguntas precisam ser respondidas e tecnologias elaboradas para que serviços como o Uber Elevate de fato sejam possíveis. Para começar, como será o treinamento de pilotos? Como será a regulamentação do serviço? Quem monitorará a circulação dos carros voadores?

Acima de tudo, as iniciativas da Uber, Embraer e outras empresas como a Toyota, nos confirmam que os carros voadores não são mais apenas “coisas de filme”. Eles estão no plano de futuro de várias marcas.

A Sigma vai ficar de olho em todo o desenvolvimento dessa tecnologia inovadora. Podemos ter certeza também que, caso os carros voadores de fato aconteçam algum dia, eles também vão poder ter o cuidado especial que a Sigma Car oferece, pode confiar!

 

Categoria: Curiosidades

Comentários