Tudo o que você precisa saber sobre Scanner Automotivo

Publicado em: out 09 2020 por admin

scanner automotivo

Imagem: Unsplash

O Scanner Automotivo otimiza a identificação dos problemas que podem estar acontecendo em seu automóvel. Confira a seguir um pouco mais!

Como funciona um Scanner Automotivo? O que significa isso? Para ilustrar, lembra quando acendeu no painel do seu carro a luz da injeção e você ficou se perguntando o porquê isso?

Quando essa luz acende pode significar algum problema acontecendo no sistema de injeção do automóvel. Inclusive, isso poderia levar horas a fio para ser descoberto por um profissional.

Sendo assim, o Scanner Automotivo é uma “mão na roda” para otimizar o tempo de procura do problema. Trata-se de uma ferramenta comum nas linhas de montagem. Entretanto, nas oficinas mais modernas, é fácil encontrá-las como instrumento de trabalho.

Vamos então ao longo do texto perceber quais são os benefícios de se usar o Scanner Automotivo em seu carro. Confira com a gente a seguir:

O que é?

Basicamente, o Scanner Automotivo é um dispositivo que trabalha em tempo real, recebendo e impulsionando os padrões de operação de injeção eletrônico de um automóvel. Seu principal objetivo é descobrir quais são os erros que estão acontecendo no sistema para, então, corrigi-los.

Existem no mercado uma infinidade de modelos de Scanners, que podem ser utilizados em carros, nacionais ou importados, de diversos fabricantes. Eles se conectam ao carro por um plug, que se chama OBD, ou OBD II nas versões mais atuais. E, OBD significa “on boarding diagnostics”, ou seja, diagnóstico de bordo.

Nos EUA, desde 1996, todos os carros devem ter OBD. Isso porque, com ele, é possível obter informações de como o automóvel está funcionando, como está o consumo de combustível, como está sua performance e quanto ele está emitindo poluentes. Aqui em nosso país, a lei de obriga os fabricantes a oferecerem o plug OBD desde 2010.

Como o Scanner Automotivo funciona?

Agora que já entendemos um pouco sobre o que é o Scanner Automotivo, vamos para o seu funcionamento. Primeiro, temos que falar sobre a ECU.

A ECU de um automóvel funciona com dispositivos sensores e dispositivos atuadores. Eles possuem resistência elétrica. Assim, a ECU faz o processo de enviar e receber a tensão mapeada com um valor específico em sua memória. Se acontecer de algum valor memorizado estiver errado, o acessório reconhece aquilo como um erro em alguma peça do automóvel.

Dependendo do modelo do Scanner, você ainda pode conferir informações diversas, como onde está o erro e qual o problema da peça em questão. Além do mais, é possível fazer a leitura de modo contínuo, de acordo com a interpretação do scanner, como:

  • verificar o funcionamento do motor;
  • conferir temperatura da água e do ar admitido;
  • fazer a leitura da sonda lambda, etc.

Alguns fabricantes, inclusive, disponibilizam em alguns veículos uma rede de comunicação no carro, onde os módulos, ou melhor, as próprias centrais se comunicam. Nestes automóveis, você também consegue utilizar a leitura do scanner para verificar quais são os problemas destas redes.

Por que fazer um diagnóstico?

Quando uma luz acende em seu painel, pode ser apenas um pequeno probleminha, mas também pode ser algo muito grave. Por isso é altamente necessário realizar essa inspeção pelos seguintes motivos:

  • Longevidade do automóvel: resolvendo o quanto antes o seus problemas, evitamos que eles se agravem. Por isso, é interessante resolver os problemas de uma peça antes que esta comece a danificar a outra, assim como todo o veículo;
  • Otimização do tempo de manutenção: identificando exatamente onde está o problema, o profissional irá passar menos tempo procurando por ele;
  • Custo-benefício: sabendo com precisão qual peça precisa ser trocada, você não precisará gastar com peças que não precisavam ser mexidas, etc.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Scanner Automotivo? Precisando de uma equipe especializada, não deixe de entrar em contato!

 

Categoria: Acessórios Automotivos
Tags:

Comentários