Saiba mais sobre baterias chumbo-ácido automotivas

Publicado em: jan 28 2016 por admin

A bateria é o componente responsável pela acumulação de energia para que essa seja utilizada nas funções consumidoras de energia do veículo, como iluminação, rede de bordo, motor de partida, entre outros. Ela é o que garante o funcionamento desses sistemas sempre que necessário e também é instalada sempre próximo as funções principais, como motor de partida, para evitar perdas de energia devido ao chicote elétrico.

bateria

Estrutura

Composta por bornes, elemento acumulador, tampas e caixa, a caixa possui a função de alojar os componentes da bateria e isolar adequadamente cada elemento e o todo, também sendo resistente a ataque químico do eletrólito. A caixa atualmente é composta por poliprolipeno ou policarbonato devido à resistência maior contra vazamento do eletrólito. Antigamente as baterias costumavam ter tampas onde era depositado água desmineralizada, mas hoje elas são totalmente seladas e livre de manutenção.

  •  Bornes: pontos de conexão da bateria com o chicote elétrico, positivo e negativo. Esses bornes possuem características que os diferenciam, sendo o positivo mais grosso e escuro por suas placas serem formadas de grades de peróxido de chumbo ou antimônio, e o negativo mais fino e claro por suas placas serem formadas de chumbo puro ou liga de chumbo-cálcio.
  • Elemento acumulador: responsável por transformar a energia química em elétrica, sendo assim responsável para bateria em si. Ele é constituído pelos bornes, placas e separadores.
  •  Tampa: um componente apenas das baterias antigas, nas quais sua função era dispo de saídas para evacuação de gases das reações químicas da bateria e para a adição do eletrólito, o que fazia parte da manutenção da bateria.

Funcionamento

O funcionamento da bateria é baseado no seu elemento acumulador. Uma bateria convencional de carro dispões de seis elementos, sendo cada um deles funcionais com uma tensão de 2,2V (volts) com carga total. Quando a bateria está com todos seus elementos em pleno funcionamento, ela fica com um total de 12V.

A bateria também pode ser ligadas de três formas diferentes: em série, paralelo e com uma combinação mista, podendo-se, assim, incrementar a tensão, a capacidade ou ambas.

Quando ligados em série, o objetivo é o aumento da tensão, em paralelo é o aumento da capacidade, e por fim, quando ligada de maneira mista entre os acumuladores o objetivo é o aumento da tensão e da capacidade de acordo com a necessidade do sistema elétrico do carro.

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