A bateria é o componente responsável pela acumulação de energia para que essa seja utilizada nas funções consumidoras de energia do veículo, como iluminação, rede de bordo, motor de partida, entre outros. Ela é o que garante o funcionamento desses sistemas sempre que necessário e também é instalada sempre próximo as funções principais, como motor de partida, para evitar perdas de energia devido ao chicote elétrico.
Estrutura
Composta por bornes, elemento acumulador, tampas e caixa, a caixa possui a função de alojar os componentes da bateria e isolar adequadamente cada elemento e o todo, também sendo resistente a ataque químico do eletrólito. A caixa atualmente é composta por poliprolipeno ou policarbonato devido à resistência maior contra vazamento do eletrólito. Antigamente as baterias costumavam ter tampas onde era depositado água desmineralizada, mas hoje elas são totalmente seladas e livre de manutenção.
- Bornes: pontos de conexão da bateria com o chicote elétrico, positivo e negativo. Esses bornes possuem características que os diferenciam, sendo o positivo mais grosso e escuro por suas placas serem formadas de grades de peróxido de chumbo ou antimônio, e o negativo mais fino e claro por suas placas serem formadas de chumbo puro ou liga de chumbo-cálcio.
- Elemento acumulador: responsável por transformar a energia química em elétrica, sendo assim responsável para bateria em si. Ele é constituído pelos bornes, placas e separadores.
- Tampa: um componente apenas das baterias antigas, nas quais sua função era dispo de saídas para evacuação de gases das reações químicas da bateria e para a adição do eletrólito, o que fazia parte da manutenção da bateria.
Funcionamento
O funcionamento da bateria é baseado no seu elemento acumulador. Uma bateria convencional de carro dispões de seis elementos, sendo cada um deles funcionais com uma tensão de 2,2V (volts) com carga total. Quando a bateria está com todos seus elementos em pleno funcionamento, ela fica com um total de 12V.
A bateria também pode ser ligadas de três formas diferentes: em série, paralelo e com uma combinação mista, podendo-se, assim, incrementar a tensão, a capacidade ou ambas.
Quando ligados em série, o objetivo é o aumento da tensão, em paralelo é o aumento da capacidade, e por fim, quando ligada de maneira mista entre os acumuladores o objetivo é o aumento da tensão e da capacidade de acordo com a necessidade do sistema elétrico do carro.