Saiba as regras para o uso de películas no seu carro

Publicado em: set 15 2017 por admin

Aplicação do acessório é regulamentada por lei desde o ano passado e descumprimento pode ser punido com multa.

Seja por questões de segurança, privacidade ou simplesmente estética, um grande número de veículos roda pelas ruas de todo o Brasil com os vidros escurecidos pela aplicação de películas. O uso do acessório não é proibido, mas é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o descumprimento da norma estabelecida em lei pode gerar multa de cerca de R$ 195, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do acessório irregular.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Segundo a resolução Nº 254/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), a transparência da película deve ser de até 75% no para-brisas incolor, até 70% no para-brisa colorido e nas laterais dianteiras. Já as janelas laterais traseiras e o vidro traseiro podem apresentar película com até 28% de transparência. A resolução também estabelece que que o índice de transmissão luminosa e a marca do instalador também precisam estar gravadas em local visível no produto de forma que essas informações não possam ser apagadas.

A aplicação da película só pode ser feita em oficinas credenciadas, para garantir a qualidade do serviço, evitando o surgimento de bolhas ou rasgos, por exemplo. Uma vez aplicado, o acessório também precisa de uma manutenção e cuidados, que fica a cargo do condutor. As principais fabricantes indicam cuidados básicos como realizar a primeira limpeza somente após 30 dias da aplicação, não usar escovas, espojas de aço ou qualquer produto químico na limpeza, sob risco de comprometer a performance da película. Não fazer limpeza no sol para não comprometer a camada resistente à abrasão e não instalar adesivos ou ventosas sob o produto.

Sua película está dentro destes padrões? Não tem certeza? Procure o Serviço Sigma agora mesmo e certifique-se. Será um prazer ajudar. E continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de outras informações importantes sobre as resoluções que regem as leis de trânsito no Brasil.

Categoria: Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários