Run Flat: um modelo de pneus que está dando o que falar

Publicado em: nov 16 2020 por admin

Os pneus Run Flat são inovadores no mercado, porém aqui no Brasil temos algumas contrariedades. Confira mais a seguir!

 

Você já ouvir falar destes pneus? O Run Flat é um modelo de pneus que permite continuar rodando tranquilamente, mesmo quando acontece de um dos pneus furar.

Mas, apesar dessa ideia genial, existe aí uma grande dúvida acerca dessa inovação. Consegue imaginar qual é? Bom, basicamente o que está sendo questionado é o seguinte: será que utilizar pneus Run Flat é realmente um bom investimento aqui no Brasil?

Acompanhe com a gente:

Run Flat

Uma das características mais lembradas do Ford Ecosport é a estepe na traseira, não é mesmo? Para surpresa de todos, a linha 2020 foi projetada sem essa particularidade e agora acompanha um conjunto de pneus modelo run flat.

Os pneus runflat são mais usados geralmente em carros que não tem espaço para estepe.

Sobre esse tipo de pneus

Como falamos anteriormente, são pneus que, habilitam o motorista a continuar dirigindo mesmo quando o pneu perde totalmente a pressão interna do ar. Uma grande maravilha que pode até salvar vidas! Porém, também são pneus um pouco mais duros e que podem interferir na performance do carro.

Para refletir um pouco, entenda do seguinte: o ar comprimido dentro do pneu, em modelos tradicionais, sustenta o peso do carro. Se acontecer de furar o pneu, o ar irá escapar e as laterais se dobrarão. Isso continuará até que o aro encoste na banda de rodagem.

Nestes pneus, o ar é o mantenedor do peso do carro, em situações de funcionamento normal, mas os modelos run flat são altamente reforçados nas laterais, com uma borracha ainda mais resistente, assim como o talão de fixação, o que sustenta o pneu por mais tempo.

A desvantagem brasileira

Se você está pensando em adquirir um carro que já venha com esse modelo de fábrica, ou até pensa em trocar os seus pneus originais por Run Flat, deve levar em consideração alguns detalhes.

A ideia desse tipo de pneu realmente é uma maravilha. Afinal, a capacidade de rodar normalmente mesmo quando um pneu murcha é uma utilização muito bem pensada, tanto que é um grande sucesso no exterior. Mas, vamos pensar na quantidade de buracos das nossas estradas, não é mesmo?

Essa habilidade serve para o pneu resistir a furos, entretanto, como ficaria a questão de cortes na banda de rodagem? Será que ele continuaria rodando? A resposta é não, infelizmente.

Além disso, as marcas europeias mais requintadas estão aderindo a esse tipo de pneu e, para evitar reclamações dos consumidores brasileiros, estão agregando um estepe no porta-malas do carro.

Algo que acaba não resolvendo muito, tendo em vista que carros esportivos não têm muito espaço no bagageiro, limitando assim, o uso do porta-malas. Para amenizar, o carro pode ter um kit de reparo, mas em grandes rasgos nem o kit resolve.

E você? Qual a sua opinião sobre os pneus run flar? Compartilhe com seus amigos este artigo. E, caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato!

Veja também este artigo com dicas incríveis para você comprar o seu novo conjunto de pneus!

Categoria: Rodas e Pneus
Tags: , , , ,

Comentários