Rodízio de Pneus é uma boa ideia ou não?

Publicado em: set 06 2017 por admin

Apesar de ser um assunto bastante discutido, prática ainda gera muitas dúvidas.

Provavelmente você já ouviu falar muito sobre o rodízio de pneus. O objetivo é garantir que todos os quatro (ou cinco, incluindo o estepe) pneus sejam gastos por igual, até chegar o momento de trocá-los já que, naturalmente, os pneus de tração (eixo dianteiro) tendem a desgastar em um período de tempo mais curtos que os pneus do eixo traseiro.

BLOG - SIGMA - RODIZIO PNEUS

Imagem: Shutterstock

Mas apesar de antiga, e até defendida por todos no passado, a prática do rodízio começou a receber algumas ressalvas e a gerar dúvidas nos motoristas. Afinal de contas, é ou não uma boa ideia? A resposta para esta pergunta só poderá ser respondida pela montadora do seu carro, no manual de instruções.

A BMW e a Renault, por exemplo, não recomendam o rodízio. A  montadora a alemã alega que os pneus dianteiros e traseiros de seus carros quase sempre são diferentes e, por este motivo, não é possível fazer o rodízio. Já a Renault diz que o mais recomendado para seus carros é comprar dois pneus novos sempre que os pneus de tração acabarem, mas que na hora da troca, o ideal seria colocar os pneus traseiros no eixo dianteiro e os pneus novos no traseiro. O que não deixa de ser uma forma mais simplificada do rodízio.

Entre as 16 marcas que recomendam o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros rodados, seis delas defendem a inclusão do estepe, alegando que o pneu extra pode contribuir no prolongamento de 20% da vida útil de todo o conjunto. A afirmação é verdadeira, mas não pode-se dizer que isso gera economia real ao condutor, já que na próxima revisão ele precisará trocar um conjunto de 5 pneus e não apenas 4. Neste grupo estão Hyundai, Kia, Peugeot, Toyota, Chery e JAC.

Marcas como Audi, Chevrolet, Chrysler, Fiat, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Volkswagen, Volvo recomendam o rodízio, porém sem a inclusão do estepe. O argumento é de que o pneu extra tem uma função específica, que é de garantir que o condutor possa chegar a um local seguro no caso de algum imprevisto com um dos quatro pneus. Estas montadoras também defendem que o uso do estepe no rodízio provocaria um desequilíbrio no carro uma vez que sempre haveria 4 pneus mais gastos e 1 menos gasto.

Se você vai começar a optar pelo rodízio, confira aqui um texto anterior do nosso blog que ensina os principais esquemas recomendados na hora de trocar os pneus de lugar.

Você é adepto do rodízio? Responda nos comentários de que maneira você organiza os pneus em seu carro. Se estiver precisando de pneus novos, visite nosso site e confira nossas opções. E não deixe de continuar acompanhando o nosso Blog para receber mais dicas como estas e estar sempre por dentro das novidades do mundo automotivo.

Aproveite também para conferir como estas dicas sobre como prolongar a vida útil dos seus pneus.

Categoria: Dicas e Informações, Rodas e Pneus
Tags: ,

Comentários