Rodas esportivas: dicas para um veículo ainda mais exclusivo

Publicado em: jun 19 2020 por admin

roda esportiva

Quem é apaixonado por carro logo pensa em personalizar as rodas assim que adquire um novo veículo, seja novo ou usado. As rodas de fábrica normalmente não agradam os donos de carro mais exigentes, que então buscam novas alternativas nas rodas esportivas.

E quando o quesito é personalização automotiva, não dá pra negar que as rodas caracterizam um dos elementos de maior destaque. Aqui no blog você já viu dicas sobre ponteira automotiva e agora nós vamos falar um pouco mais sobre rodas esportivas.

Vamos lá?

O que são rodas esportivas?

 

As rodas são um dos componentes de maior importância no veículo, responsável pelo movimento rotativo que permitirá ao carro a locomoção da forma como conhecemos hoje, além de, é claro, atuar na sustentação da carroceria e colaborar para que os pneus tenham uma boa aderência ao solo.

A diferença das rodas esportivas está no design, composição e tamanho. Há modelos e cores para todos os gostos, permitindo que o dono escolha o que mais combine com a sua personalidade.

Então confira mais informações para incluir as rodas esportivas no seu carro também!

Dicas para montar rodas esportivas

 

Fique de olho no tamanho das rodas

A primeira dica para quem quer montar rodas esportivas é observar o tamanho das rodas e verificar a sua equivalência com o veículo. Na ânsia de deixar o carro ainda mais esportivo e personalizado, muitos motoristas desejam colocar uma roda maior do que a capacidade do veículo.

Na aparência isso até pode dar certa impressão visual mais robusta, mas o carro acaba perdendo em desempenho e também infringe a legislação. É preciso tomar cuidado para que nenhuma parte da roda ou pneu ultrapasse as extremidades do para-lama.

Atenção para as alterações de conforto

Alguns modelos de rodas esportivas exigem pneus com perfil baixo, o que significa menor absorção dos impactos na estrada. Com o passar do tempo o desconforto pode aparecer, ainda mais quando o carro é utilizado por grandes distâncias ou em viagem.

Por isso é importante analisar bem quais são as suas necessidades com o veículo. Se você utiliza o carro para passeios urbanos que não exigem muito, não há problemas. Já se você tem necessidade de utilizar o veículo como forma de trabalho para longos percursos, pode ser necessário repensar.

Não esqueça do desempenho do veículo

Em alguns casos também é possível obter uma significativa melhora no desempenho do veículo com as rodas esportivas. Se você escolheu uma roda com aro maior, por exemplo, precisará também um pneu com perfil menor. Essa combinação poderá dar mais capacidade de resposta ao veículo em contato com o solo, garantindo maior estabilidade, especialmente em curvas.

Por outro lado, quando acontece o oposto e você aposta em rodas menores e pneus de maior proporção, você sentirá mais conforto contra os impactos, o que pode ser uma boa opção para quem dá valor à comodidade no veículo, principalmente ao passar por locais esburacados ou lombadas.

Trocou de roda? E o estepe? E o seguro?

Existem ainda alguns outros detalhes que costumam passar despercebido pelos fãs dos automotivos personalizados. O estepe é um desses casos, que acaba ficando esquecido, mas é de fundamental importância. Ou seja, se você colocou uma roda nova, precisará também obter o estepe com as mesmas especificações, incluindo os parafusos, que podem ser diferentes.

O seguro é outro ponto que pode acabar ficando em segundo plano, mas não deve ser assim. Por isso, consulte a sua seguradora e veja quais são as observações com relação a esse tipo de alteração de característica do veículo e se é possível incluir as rodas esportivas nas apólices.

E aí, curtiu as dicas de rodas esportivas para o seu carro? Apesar de alguns detalhes, não tem muito segredo, basta seguir as exigências legislativas e você poderá ter um veículo exclusivo, personalizado do jeito que você gosta. 

Continue acompanhando o blog da Sigma para mais informação, notícias e curiosidades do universo automotivo.  

 

Categoria: Carros Personalizados, Rodas e Pneus
Tags: , , , , , ,

Comentários