O pequeno Fiat 147 chegou ao Brasil em 1976, baseando-se no modelo 127 italiano. Há quase duas décadas, entretanto, a versão nacional não é mais produzida.
Como “herança”, geralmente é possível ver nas ruas duas faces distintas das unidades que ainda estão em circulação: algumas em péssimas condições e outras reformadas, rodando certinho, as quais são bastante cuidadas e preservadas pelos proprietários.
Chamado nacional
Ainda que não seja fabricado há anos, o Fiat 147 foi convocado recentemente a um recall, juntamente com outros 33 modelos – entre eles, outros que já saíram de linha.
O problema foi apontado pela SKF do Brasil, fabricante sueca especializada em rolamentos, que destacou o potencial rompimento integral das barras axiais de direção fornecidas pela Techsus Indústria de Auto Peças Ltda., uma das fornecedoras.
Em eventuais ocorrências, o mau funcionamento do equipamento resultaria em rompimento integral durante manobras em velocidades baixas, acarretando em falha e perda da dirigibilidade total do veículo.
No total, são 86.864 unidades da peça avariada, produzidas entre 23 de agosto de 2013 e 3 de novembro de 2013, compradas no mercado de reposição após 2 de setembro de 2013.
Para proprietários com dúvidas, o telefone 0800.141.152 está disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. O email faleconosco@skf.com também destina-se ao auxílio dos donos.
O código de fabricação das barras com defeito são 0813, 0913 e 1013.
Modelos convocados
Os quase 90 mil veículos envolvidos no recall estão divididos entre cinco montadoras. Veja abaixo a listagem completa:
Audi: A3.
Chevrolet: Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra.
Fiat: 147, Brava, Elba, Fiorino, Idea, Marea, Oggi, Palio, Panorama, Pick-up, Prêmio, Siena, Strada, Tempra e Uno.
Ford: Courier, EcoSport, Escort, Explorer, Fiesta, Ka e Ranger.
Volkswagen: Bora, Golf e New Beetle.
Fontes: Terra, Estadão, Folha de São Paulo